Mais da metade dos jovens brasileiros interrompeu os estudos devido à pandemia.
Mais da metade dos jovens brasileiros interrompeu os estudos devido à pandemia.| Foto: Rich Smith/Unsplash

De acordo com a 2ª edição da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, disponível na plataforma Atlas das Juventudes, 56% dos jovens entre 15 e 29 anos interromperam os estudos por causa da pandemia. Um em cada quatro entrevistados também admitiu ter pensado em desistir de vez dos estudos por causa da pandemia. O levantamento foi realizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com 68.144 jovens de todo o pai, entre os dias 22 de março e 16 de abril.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Entre os principais motivos que levaram os jovens a deixar o Ensino Médio ou a universidade está a questão financeira. Em 2020, na primeira edição da pesquisa, 23% dos jovens entre 18 e 29 anos dizia trabalhar para complementar a renda familiar. Já em 2021, esse número cresceu para 38%.

Para 8% dos alunos que interromperam os estudos, a intenção é não retomar as aulas, mesmo após o controle da Covid-19. Para aqueles que continuaram a estudar, a principal motivação foi a preocupação com o futuro, especialmente conseguir um bom emprego (23%).