A ministra Damares Alves, à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A ministra Damares Alves, à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Foi lançado nesta sexta-feira (8) o edital para bolsas para pesquisas relacionadas a políticas públicas para a família que serão oferecidas pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital é destinado a pesquisadores e docentes de mestrado e pós-doutorado que desenvolvem estudos sobre a organização e a situação das famílias brasileiras atualmente. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.

Serão disponibilizadas 26 bolsas de mestrado e 24 de pós-doutorado. As inscrições terão início em 15 de janeiro e devem ser feitas por meio do sistema de inscrições da Capes, o SiCapes. O prazo para apresentar os projetos termina às 17h de 15 de março.

De acordo com o MMFDH, os projetos devem ser desenvolvidos em uma destas seis áreas temáticas: Políticas Familiares; Dinâmica Demográfica e Família; Equilíbrio Trabalho-Família; Tecnologia e Relações Familiares; Saúde Mental nas Relações Familiares; e Projeção Econômica das Famílias.

Um projeto de cada área será aprovado. Será feita a análise técnica de mérito e de priorização. Na maioria dos casos, cada projeto pode ter até quatro bolsistas. A exceção é uma das temáticas de mestrado (Políticas Familiares) que pode incluir até seis bolsistas. O investimento total do MMFDH e da Capes será de R$ 2.416.800,00.