Lockdown contra a Covid-19
Ruas vazias durante lockdown em Araraquara (SP). Medida reduziu internações por Covid-19 em 43%.| Foto: Prefeitura de Araraquara/Divulgação

O Movimento Legislação e Vida quer que vereadores e deputados estaduais apresentem requerimentos em suas respectivas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas questionando os Executivos municipais e estaduais sobre quais são os critérios científicos que embasam a decretação de lockdown.

De acordo com o coordenador do movimento, Hermes Rodrigues Nery, alguns decretos são abusivos e neles não ficam claras quais foram as motivações científicas para colocá-los em prática. O grupo tem divulgado, inclusive, um modelo de requerimento para auxiliar os parlamentares que resolverem aderir à iniciativa.

Em contrapartida, prefeitos e governadores de várias partes do Brasil têm afirmado que a decretação de lockdown é necessária diante da alta de taxa de transmissibilidade do coronavírus e também por causa da lotação dos hospitais, nos quais há poucas vagas para tratamento de pacientes com Covid-19 em UTIs e em enfermarias.