Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa| Foto: Pixabay

O Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), realizou, nesta quarta-feira (6) a Operação Mofongos para desarticular uma quadrilha especializada na venda de remédios abortivos pela internet. Essa ação teve o apoio das equipes do Gaeco de Santos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão na capital paulista, Praia Grande (SP), São Sebastião (SP), Rio das Ostras (RJ) e Formigas (MG). Os suspeitos utilizavam as redes sociais para a venda de remédios utilizados para a indução de aborto e também disponibilizavam apoio remoto e tutoriais para a realização do abortamento.

Essa medicação é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apenas pode ser administrada em ambiente hospitalar para os casos de aborto enquadrados nas situações em que não há punição para quem o pratica: gravidez decorrente de estupro, risco de morte para a mãe e feto com anencefalia.