Enem 2020 será realizado em 2021
Enem 2020 será realizado em 2021| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Justiça reuniu nesta terça-feira (20) representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Correios, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais para discutir as estratégias da Operação Enem - montada para garantir a realização, logística, transporte e segurança das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Um novo sistema permitirá aos estados e ao Distrito Federal o acompanhamento em tempo real de possíveis ocorrências nos dias de realização das provas. "Desde o policiamento dos locais do certame, o transporte e guarda das provas, a investigação de possíveis fraudes até o patrulhamento das vias de acesso aos locais de realização das provas. Toda a ação será acompanhada diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN)", informou a pasta.

As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. A prova impressa está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro, e a versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.