Encontro une marxistas chineses e políticos brasileiros para discutir governabilidade.
Encontro une marxistas chineses e políticos brasileiros para discutir governabilidade.| Foto: Reprodução

O Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), de viés esquerdista, e o Centro de Segurança e Estratégia Internacional da Universidade Tsinghua da China organizaram um evento online para debater a importância dos partidos políticos brasileiros. Para falar de democracia, o evento convidou representantes da ditadura da China, uma contradição tendo em conta o totalitarismo e os ataques aos direitos humanos no país. Como debatedores, o evento traz lideranças de partidos de esquerda brasileiros, além de representantes do partido comunista chinês e teóricos marxistas.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Segundo o site oficial do evento, o objetivo do evento é “pensar o papel dos partidos políticos na modernização da governança e gestão pública”. Parece piada pronta: na China, o Partido Comunista é o único no poder desde a Revolução Comunista. Serão dois dias de discussões transmitidas online. Do lado brasileiro, foram convidados o deputado federal e presidente do MDB, Baleia Rossi , o presidente do PDT, Carlos Lupi, a vice-governadora de Pernambuco e Presidenta do PCdoB, Luciana Santos, a deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann, o presidente do PSOL Juliano Medeiros,o  deputado federal e presidente do PSDB Bruno Araújo,e o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Já representando a China, foram convidados o historiador e ex-vice-Director do Centro de Investigação de História do PCCh, Zhang Baijia,o teorista do Marxismo na China e ex-vice diretor do Centro de Pesquisa Histórica do PCCh, Li Junru, o secretário-geral do Fórum China do Centro Internacional de Segurança e Estratégia da China Zhang Lirong, o embaixador da República Popular da China no Brasil Yang Wanming, o ex-ministro do Departamento Internacional do PCCh, Yu Hongjun,  e do vice-diretor do Instituto de estudos latino-americanos do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China, Sun Yanfeng.