Projeto com temática LGBT financiado com recursos públicos é suspenso em SC
Projeto com temática LGBT financiado com recursos públicos é suspenso em SC| Foto: Naeim/Pixabay

Após ser alvo de críticas do Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, a exibição de uma live, intitulada como “Criança Viada Show”, foi suspensa pela prefeitura de Itajaí (SC). O projeto foi financiado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, segundo os promotores, não seria destinado ao público infantil, mas sim adulto. A proposta seria “discutir memória e representatividade LGBTQIA”, através de vídeos e podcasts mostrando “de forma divertida traumas de infância e resistência LGBTQIA”. O programa iria ao ar neste sábado (15), através das redes sociais.

Em postagem no Twitter, Mário Frias, questionou os critérios usados pela prefeitura de Itajaí para a seleção dos projetos e artistas para receber os recursos. “É lamentável que os recursos, repassados devido a imposição da Lei Aldir Blanc, sejam usados para fins políticos/ideológicos, e não para seu real motivo, o financiamento da cultura”, escreveu.

Na sexta-feira (14), a prefeitura de Itajaí, por meio de nota oficial, comunicou a suspensão da live. A prefeitura determinou ainda a imediata destituição dos membros componentes da comissão local responsável pela seleção dos projetos. Também será instaurado um processo administrativo para apurar o caso. Em função do uso “criança viada”, o projeto poderia confrontar o Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê proteção integral às crianças e adolescentes.