A deputada federal Tabata Amaral
A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP)| Foto: EVARISTO SA/AFP

Após o Porta dos Fundos publicar vídeo com piada machista contra a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, do Partido Novo, a deputada Tabata Amaral (PDT) e o youtuber Felipe Neto, dois representantes da esquerda brasileira, repudiaram a atitude do canal nesta segunda-feira (23). Nas redes sociais, a parlamentar afirmou que o machismo no país é suprapartidário e pediu que o Porta dos Fundos revisse essa postura. Já o youtuber fez uma crítica ao Partido Novo, mas classificou a piada contra a vereadora curitibana como “inaceitável” e “totalmente horrível” em seu tweet.

No domingo, o vídeo do Porta dos Fundos insinuou, falsamente, que a vereadora eleita seria garota de programa, teria mantido casos amorosos com dirigentes do Novo, participado de orgias e só teria vencido a eleição por "vazar nudes".

Depois da repercussão negativa do vídeo, mais de 24 horas depois da sua publicação, o canal disse que a personagem do vídeo não era uma referência à Indiara. "@IndiaraNOVO, essa personagem de fato não é você. Yollanda é uma criação de ficção e humor que existe há 9 anos e, dentro do seu universo, explora sua sexualidade livremente. O Porta acredita que o Brasil precisa de mais mulheres em cargos públicos. Parabéns pela vitória!", afirmou. Mais tarde, a produtora informou que o conteúdo foi retirado do ar.