Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Brigadistas que aspiraram fumaça tóxica de incêndio deixam hospital

Eles foram os primeiros a enfrentar as chamas no barracão da Electrolux, e oito precisaram ser internados. Cerca de 200 pessoas procuraram atendimento médico desde o incidente

Várias viaturas e 43 bombeiros trabalharam no local para conter as chamas, que afetaram cerca de 30 mil pessoas | Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Várias viaturas e 43 bombeiros trabalharam no local para conter as chamas, que afetaram cerca de 30 mil pessoas (Foto: Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Todos os brigadistas de incêndio da empresa Electrolux que tentaram conter as chamas no depósito da empresa, que pegou fogo na última terça-feira (17) já foram liberados do hospital. Oito foram internados inicialmente, e cinco apresentaram quadros mais graves de intoxicação por inalação da fumaça tóxica. Na tarde desta quinta-feira (19), no entanto, os últimos dois foram liberados e não apresentaram complicações de saúde.

A situação também é positiva para os moradores da região. Dos cerca de 30 mil que foram afetados pela fumaça, aproximadamente 200 procuraram atendimento nas Unidades de Saúde (US) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e nenhum caso era grave. "Estamos tranquilos porque quem foi atendido não precisou ser internado", comenta o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Moacir Pires Ramos.

Segundo ele, a vigilância da SMS continuará pela próxima semana de modo preventivo, já que sintomas podem aparecer tardiamente. "Quem se sentir mal precisa se dirigir a uma unidade de saúde para receber atendimento", orienta. Entre os sintomas estão dor de garganta, tosse e falta de ar.

Limpeza do terreno

O rescaldo feito pelo Corpo de Bombeiros no local do incêndio já foi concluído. A perícia também foi terminada, porém, as causas do incêndio devem ser reveladas na semana que vem. Como o barracão incendiado é de propriedade da Electrolux, a empresa é quem deve fazer a remoção dos escombros no local. A companhia foi procurada pela reportagem para comentar o assunto, mas não se manifestou até as 19h30.

O incêndioO fogo começou por volta das 4 horas da madrugada de terça-feira e, segundo relato dos Bombeiros, teve início no meio do barracão que era usado para o depósito de refrigeradores. Oitenta funcionários trabalhavam no local quando o fogo começou, mas todos conseguiram sair sem ferimentos. Os cerca de 500 funcionários que trabalhavam no local foram transferidos para outros depósitos da companhia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.