• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma cratera engoliu pelo menos um banco da Praça Carlos Gomes, entre a noite de terça- feira (21) e a madrugada desta quarta-feira (22), no Centro de Curitiba. Outros dois bancos foram afastados do local. Um coqueiro de um dos canteiros, que estava com as raízes bastante expostas, foi retirado.

Reparo depende de trégua da chuva

Por enquanto, não há previsão de quanto tempo levará para que o estrago causado pela cratera seja consertado. Segundo a prefeitura de Curitiba, qualquer obra de reparo depende de que a chuva dê uma trégua.

Durante a tarde, funcionários da Secretaria Municipal de Obras Públicas estiveram no local para colocar escoras e evitar que a erosão aumente. Além disso, uma banca de revistas próxima ao buraco foi interditada por tempo indeterminado e árvores próximas à cratera foram cortadas, em vista do risco de tombamento.

Segundo a prefeitura, mexer mais do que isso no local no momento pode causar mais problemas ainda, pois o solo pode ceder devido à umidade excessiva do solo.

A praça é de bastante movimentação de pedestres: diversos ônibus partem do entorno dela e está localizada na região central. O buraco só foi sinalizado por volta das 9h, quando um funcionário da prefeitura demarcou o espaço com fitas para isolamento.

A prefeitura de Curitiba informou que trata-se de uma galeria antiga do Rio Ivo. A correnteza do rio pode ser vista do alto. Inicialmente, a prefeitura informou que era preciso esperar parar de chover para fazer o reparo. No entanto, pelo menos sete funcionários da prefeitura estavam na praça desde o fim da manhã trabalhando no local.

O buraco

Buraco na Carlos Gomes vira tema de campanha eleitoral

Leia a matéria completa

O buraco aumentou pela manhã. Segundo motoristas de ônibus que esperavam o horário para sair com os coletivos antes das 7h, a cada minuto mais terra e petit-pavé caíam no buraco, que fica cada vez maior. Por fora, era possível ver muitos canos (ao menos sete) dentro da cavidade.

Um pedestre que acompanha a movimentação diz que a cratera aumentou de 2 a 3 metros desde que chegou ao local, no começo da manhã. Guilherme Lucas, funcionário da banca de revistas que está mais próxima ao local, a cerca de 3 ou 4 metros, confirma que a cratera tem aumentado.

O banco engolido pela cratera era utilizado por moradores de rua durante a noite. O buraco também está próximo de um poste de iluminação pública.

Buraco engole banco na Praça Carlos Gomes

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]