• Carregando...
Cachorra Many "assina" projeto de lei ao lado do prefeito e de vereadora de Florianópolis
Cachorra Many “assina” projeto de lei ao lado do prefeito e de vereadora de Florianópolis| Foto: Reprodução

Um projeto de lei que tem o objetivo de instituir um programa de tratamento gratuito para cães com leishmaniose que pertençam a pessoas de baixa renda em Florianópolis (SC) será enviado à Câmara de Vereadores. Mas o fato curioso foi que a cachorra Many “assinou” a proposição ao lado do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), e da vereadora Pri Fernandes (PODE), ligada à causa animal, na quarta-feira (10).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A “assinatura” - ou melhor, o carimbo da pata de Many no documento - não tem valor legal, mas se trata de uma ação da prefeitura de Florianópolis para chamar a atenção para o risco da doença e também para o fato de que existe tratamento para a leishmaniose. A cachorra tem a doença.

"Não acho justo eutanasiar animais porque a família não tem condições de custear seu tratamento. Eles já são parte das famílias e isso escancara ainda mais o quanto a desigualdade social é perversa com as famílias de baixa renda”, disse o prefeito Gean Loureiro em entrevista ao site da prefeitura de Florianópolis.

Cachorra Many na Prefeitura de Florianópolis. Foto: Divulgação/Cristiano Andujar/PMF
Cachorra Many na Prefeitura de Florianópolis. Foto: Divulgação/Cristiano Andujar/PMF

Em seu site, a administração municipal esclareceu que “o tutor de baixa renda que optar pelo tratamento do animal receberá o medicamento necessário, bem como assistência médica veterinária para o seu cão de forma integral, oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis. A atual política pública de saúde no Brasil prevê que a doença é uma ameaça também para humanos e, caso o tutor não faça o tratamento do animal, este deve ser eutanasiado”.

O projeto agora vai tramitar na Câmara de Vereadores e, se for aprovado pelos parlamentares e depois sancionado por Loureiro, irá se tornar lei e será mais uma política pública da capital catarinense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]