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Câmara aprova projeto que permite publicidade nos ônibus de Curitiba

Aprovação do projeto de lei em segundo turno foi por unanimidade. Iniciativa agora segue para sanção do prefeito Gustavo Fruet (PDT)

Atualmente, apenas a prefeitura pode usar os espaços nos ônibus para veicular mensagens à população | Antônio More/Gazeta do Povo
Atualmente, apenas a prefeitura pode usar os espaços nos ônibus para veicular mensagens à população (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou na quarta-feira (20), em segunda votação, o projeto de lei que autoriza a publicidade nos ônibus do transporte coletivo da capital. A iniciativa, de autoria do vereador Paulo Rink (PPS), foi aprovada por unanimidade, com voto favorável dos 28 parlamentares presentes. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Gustavo Fruet (PDT).

A assessoria do prefeito informou que Fruet ainda não recebeu o projeto aprovado e, portanto, não tem um posicionamento sobre o assunto. Não há previsão de quando o prefeito vai analisar o texto.

Em caso de sanção, segundo a assessoria da prefeitura, o poder público terá de fazer um decreto para regulamentar a nova lei. O texto que vem da câmara apenas autoriza a prefeitura a ceder os espaços para empresas fazerem publicidade.

Como funciona

Caso a medida seja sancionada, além do poder público, empresas privadas poderão utilizar espaços em ônibus e terminais para fazer anúncios. A intenção é arrecadar fundos para permitir uma redução no preço da tarifa cobrada dos usuários do sistema de transporte coletivo da capital.

Emendas

O projeto sofreu mudanças durante a tramitação. Segundo Rink, que apresentou a proposta, o texto original previa que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp) faria a licitação das empresas de publicidade. O texto aprovado estabelece que tanto o sindicato quanto a Urbanização de Curitiba (Urbs) formem uma comissão para licitar os espaços.

No projeto, o autor também prevê que seja feita uma prestação de contas sobre o uso dos recursos angariados com a venda de publicidade. O controle do uso dos recursos ficaria a cargo do Ministério Público do Paraná (MP-PR), do Tribunal de Contas do Paraná (TC) e da Câmara de Vereadores de Curitiba.

A publicidade existente hoje nos ônibus é a chamada mídia embarcada, que são as peças publicitárias que passam nos televisores instalados nos veículos. Uma empresa é responsável por comercializar os espaços publicitários e coloca-los no ar.

Apesar da possibilidade de arrecadação, o montante desde o início do contrato é pequeno. O contrato para este serviço começou em abril de 2013 e, desde então, foram arrecadados R$ 2,1 milhões, de acordo com a prefeitura. Do total arrecadado, 53% é repassado ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), para onde vai a verba do transporte coletivo antes de chegar às empresas. Por mês, a mídia embarcada arrecada R$ 46 mil, segundo a prefeitura. Esse valor, em 2013, era de R$ 20 mil.

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