Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sanguessugas

Câmara conclui notificação dos 67 envolvidos com fraudes

Brasília – A Câmara publicou ontem, no "Diário Oficial", os nomes de seis deputados que ainda não haviam sido comunicados pelo Conselho de Ética de que serão investigados pelo órgão.

A medida encerra a fase de notificação dos deputados acusados pela CPI dos Sanguessugas de suposto envolvimento com a máfia das ambulâncias. No total, 67 deputados serão investigados.

Os notificados ontem por edital não foram encontrados pelo Conselho de Ética ou seus gabinetes se recusaram a receber a notificação. São eles: Edna Macedo (PTB- SP), Elaine Costa (PTB-RJ), João Batista (PP-SP), Marcos Abramo (PP-SP), Professor Irapuan Teixeira (PP-SP) e Ricardo Rique (PL-PB). Todos terão um prazo de cinco sessões do plenário para apresentarem suas defesas.

Na prática, os deputados que se esquivaram de receber a notificação pessoalmente saíram beneficiados. Como o Congresso está em recesso branco, as sessões só serão retomadas depois das eleições de outubro.

Prazos

Para os demais denunciados o prazo já começou a contar. 20 dos acusados já cumpriram duas sessões do plenário, nos dias 4 e 6 de setembro, e nove, uma sessão, no dia 6 de setembro.

Segundo o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar, ao contrário dos colegas que "fugiram" das notificações na tentativa de atrasar o andamento dos processos, há parlamentares que manifestaram interesse em ser julgados o mais rapidamente possível.

Apesar disso, Izar admite que a tramitação dos processos está praticamente parada por causa das eleições. "Os deputados estão em campanha eleitoral. Alguns já estudaram os processos, outros, não", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.