Um caminhão carregado com 12,27 toneladas de maconha foi apreendido na noite de domingo (14), por policiais da Delegacia de Polícia Federal (PF) de Guaíra, no Oeste do Paraná. A droga estava escondida em meio a uma carga de madeira. De acordo com a PF, trata-se da maior apreensão da droga do país neste ano. O motorista do caminhão foi preso.
O flagrante ocorreu em uma fiscalização no Posto da Receita Estadual de Guaíra, depois que o veículo, uma carreta Scania 112HS, passou pela Ponte Ayrton Senna, que liga a cidade de Salto del Guairá (Paraguai) ao Brasil. Segundo a PF, o motorista, de 50 anos, morador de Altônia, região Noroeste do Paraná, apresentou nervosismo e teria entrado em contradição durante entrevista.
Os policiais então checaram a identidade do condutor e descobriram que ele já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas. Na verificação da carga, foi constatada a presença de maconha em meio ao carregamento de madeira. De acordo com informações do motorista prestadas à polícia, a droga seria entregue em São Paulo, onde abasteceria os traficantes da região. O maior carregamento de maconha apreendido neste ano até então havia sido encontrado há um mês em um posto de gasolina na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. A apreensão de 7,8 toneladas do entorpecente no dia 14 de maio também foi feita pela Delegacia de PF de Guaíra.
Segundo a assessoria de comunicação social da delegacia, o recorde de apreensão no país ocorreu há cinco anos, quando 19 toneladas de maconha foram apreendidas pela PF do Mato Grosso do Sul em um único carregamento. A assessoria não soube informar se a apreensão do domingo foi a maior desde então.



