• Carregando...
Simony Fernandes Braga Gonçalves e sua filha Luiza. A vendedora  é uma das voluntárias do projeto na RMC | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Simony Fernandes Braga Gonçalves e sua filha Luiza. A vendedora é uma das voluntárias do projeto na RMC| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quem é mãe sabe: conciliar estudos, trabalho e maternidade está longe de ser tarefa fácil. Foi pensando nas dificuldades de mães que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não têm com quem deixar as crianças que a jornalista Fernanda Vicente, de Santos (SP), criou uma rede de voluntárias dispostas a serem babás nas datas da prova. E de graça. Em três semanas, a iniciativa, batizada de “Mães do Enem”, já reuniu mais de 200 voluntárias de 19 estados, incluindo o Paraná. O Enem está marcado para os dias 5 e 6 de novembro.

A campanha, relata Fernanda, começou de maneira despretensiosa, através das redes sociais. “Uma amiga me contou sobre uma corrente de mulheres que se ofereciam para cuidar dos filhos de mães que fariam o Enem. Fiz uma postagem no Facebook me oferecendo para ajudar e começaram a aparecer muitos comentários”, diz a jornalista.

Combo

Além da rede de voluntárias, o “Mães do Enem” conta com assistência jurídica e psicológica e aulas de online de Redação, Matemática e Biologia para apoiar as mães candidatas. Todos os cursos são ministrados por profissionais formadas nas respectivas áreas.

Essa primeira interação era, principalmente, de mulheres que gostariam de ser babás durante as provas do Enem. Foi o primeiro passo para montar a “Mães do Enem”, página com mais de 2 mil curtidas, que tem como objetivo aproximar mães e voluntárias pré-cadastradas. “Comecei a montar uma lista, devagar, imaginando que teríamos entre 30 a 40 mulheres, mas apareceram voluntárias de todo o Brasil. Isso é muito bonito, é sororidade na prática”, pontua a idealizadora.

Para participar da ação, é preciso ter 18 anos completos, preencher uma ficha cadastral e enviar cópia do documento de identidade e comprovante de endereço. Os mesmos requisitos são exigidos das mães que querem a ajuda das voluntárias. Ao fecharem a parceria, mãe e voluntária recebem um termo de responsabilidade que deve ser assinado por ambas.

RMC

Em Curitiba, o projeto chamou a atenção da estudante Tulipa Silva, de 28 anos. Ela fez o cadastro no “Mães do Enem” e já reservou na agenda as datas da prova para ajudar outras mulheres. “Muitas vezes, dizemos que as pessoas não estudam porque não querem. Nada mais justo do que dar oportunidade àquelas que querem”, comenta ela, que espera ser contatada por alguma mãe em breve. “Além de ajudar alguém, posso passar dois dias me divertindo com as crianças. É perfeito”, define.

Outra moradora de Curitiba que aderiu à mobilização foi Cátia Sant’Ana, 25, que também é mãe. A voluntária acredita que a iniciativa fortalece as mulheres, de uma maneira geral. “A maioria dos homens, incluindo os próprios pais, governo e sociedade só recriminam e não auxiliam”, pontua.

Quem já teve um compromisso e não tinha com quem deixar o filho na ocasião reconhece a importância da campanha. “Algumas pessoas têm muita dificuldade em conseguir alguém para ajudar. Eu mesma já tive essa necessidade”, reforça vendedora Simony Fernandes Braga Gonçalves, 30. Mãe de Luiza, de 3 anos, ela é voluntária em Colombo, na região metropolitana.

As interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pela página “Mães do Enem”, no Facebook, ou pelo e-mail maesdoenem@gmail.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]