Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Campanha para atualizar caderneta de vacinação começa neste sábado

21 unidades de saúde vão abrir no sábado das 9h às 17h. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde e o personagem Zé Gotinha vão participar da ação

A campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação para crianças menores de 5 anos começa neste sábado (24). Na capital, 21 unidades de saúde ficarão abertas no dia, das 9h às 17h, para atender às famílias que precisem deixar a carteirinha de vacinação dos pequenos em dia.

A campanha vai durar uma semana e termina no dia 30. Até lá, as Unidades de Saúde vão oferecer doses das vacinas BCG, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, hepatite B, tríplice viral (para sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

As equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o personagem Zé Gotinha estarão participando da ação neste fim de semana - no sábado, no Parque Barigui; e, no domingo, na Feira de Artesanato do Largo da Ordem.

As unidades de saúde que participam da campanha são: Bairro Novo (Bairro Novo); Bacacheri e Bairro Alto no Distrito do Boa Vista; Vila Hauer, Eucaliptos e Tapajós, no Distrito do Boqueirão; Iracema e São Domingos, no Cajuru; Oswaldo Cruz e Caiuá, no CIC; Mãe Curitibana, Ouvidor Pardinho e Capanema, no Distrito da Matriz; Concórdia, Vila Machado e Monteiro Lobato, no Pinheirinho; Vila Guaíra e Santa Quitéria II, no Portão; São Braz, Campina do Siqueira e Santa Felicidade, no Distrito de Santa Felicidade.

Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, a ação envolve 34 mil postos fixos de vacinação - além dos volantes - e 350 mil profissionais de saúde, além da utilização de cerca de 40 mil veículos. Para a operacionalização, o governo disponibilizou a estados e municípios R$ 18,6 milhões.

Também estará sendo disponibilizada suplementação de vitamina A, para crianças residentes nas regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A suplementação contribui para a redução do risco de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.