• Carregando...

A campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação para crianças menores de 5 anos começa neste sábado (24). Na capital, 21 unidades de saúde ficarão abertas no dia, das 9h às 17h, para atender às famílias que precisem deixar a carteirinha de vacinação dos pequenos em dia.

A campanha vai durar uma semana e termina no dia 30. Até lá, as Unidades de Saúde vão oferecer doses das vacinas BCG, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, hepatite B, tríplice viral (para sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

As equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o personagem Zé Gotinha estarão participando da ação neste fim de semana - no sábado, no Parque Barigui; e, no domingo, na Feira de Artesanato do Largo da Ordem.

As unidades de saúde que participam da campanha são: Bairro Novo (Bairro Novo); Bacacheri e Bairro Alto no Distrito do Boa Vista; Vila Hauer, Eucaliptos e Tapajós, no Distrito do Boqueirão; Iracema e São Domingos, no Cajuru; Oswaldo Cruz e Caiuá, no CIC; Mãe Curitibana, Ouvidor Pardinho e Capanema, no Distrito da Matriz; Concórdia, Vila Machado e Monteiro Lobato, no Pinheirinho; Vila Guaíra e Santa Quitéria II, no Portão; São Braz, Campina do Siqueira e Santa Felicidade, no Distrito de Santa Felicidade.

Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, a ação envolve 34 mil postos fixos de vacinação - além dos volantes - e 350 mil profissionais de saúde, além da utilização de cerca de 40 mil veículos. Para a operacionalização, o governo disponibilizou a estados e municípios R$ 18,6 milhões.

Também estará sendo disponibilizada suplementação de vitamina A, para crianças residentes nas regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A suplementação contribui para a redução do risco de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]