i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Feriado

Carnaval alternativo lota hotéis de Curitiba

Maioria dos hóspedes procura a cidade para descansar e fugir da folia. Festival de rock e encontros religiosos também atraem turistas

  • PorJennifer Koppe
  • 06/02/2010 21:08
Confira a programação de Curitiba |
Confira a programação de Curitiba| Foto:

Com casamento marcado para o dia 13, sábado que antecede o feriado de carnaval, os professores Allan Valenza da Silveira e Jane Kelly de Oliveira, ambos de 32 anos, tiveram dificuldades em encontrar um hotel para hospedar os familiares e amigos que vêm do interior do Paraná, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Há pouco mais de um mês, o casal foi à procura de hospedagem e descobriu que a maioria dos hotéis localizados próximo ao centro de Curitiba estava quase lotada. "Foi uma surpresa. A cidade costuma ficar vazia durante o carnaval. Até falei para a Jane, que é de Maringá, não se preocupar porque não teríamos problema", lembra Allan, que procurou cerca de dez hotéis até conseguir fechar negócio. "Foi uma maratona", completa a noiva.

Com o passar dos anos, Curi­tiba tornou-se referência para aqueles que preferem o sossego aos bailes, blocos de rua e trios elétricos. A maioria dos hotéis próximos ao centro costuma re­­ceber grandes grupos de turistas – grande parte vem de São Paulo e do Rio de Janeiro. Al­­guns estabelecimentos oferecem pacotes especiais justamente para promover momentos mais relaxantes durante os dias da folia. Caso do Blue Tree Towers, onde os hóspedes ga­­nham, além de café da manhã e drinque de boas vindas, uma massagem. "Este ano vamos receber, principalmente, ca­­sais, à procura de uma oportunidade de ficar a sós", conta a assistente comercial Shineni Ferreira Ronan, responsável pela venda de reservas.

Já o Hotel Promenade receberá principalmente visitantes da terceira idade e famílias com crianças pequenas, segundo o executivo de contas Rafael Me­­non. "Mesmo com as chuvas, que assustaram alguns hóspedes, estaremos com o hotel praticamente lotado durante todos os dias do carnaval. É uma das melhores épocas para a gente, pois a maioria fica de quatro a cinco noites na cidade." Em outras épocas do ano, o hotel costuma receber participantes de congressos. No Natal, o número de visitantes também aumenta, mas o tempo de estadia não costuma passar de duas noites.

Conhecer os pontos turísticos da capital, descer de trem até Morretes e fazer compras são os principais programas realizados pelos turistas que vêm a Curitiba durante o carnaval.

Programas

Mas o pessoal que lotará o Hotel Brasília nesta semana procurou a cidade por outro motivo: a 11.ª edição do Psycho Carnival, festival de rock que contará com a participação de 27 bandas na­­cionais e internacionais e espera receber um público de 8 mil pessoas. "O evento já se tornou uma tradição. Há sete anos que o carnaval tem sido um período muito bom para os negócios. Eles são ótimos hóspedes, muito tranquilos", garante o analista de marketing do hotel José Roberto dos Anjos.

Algumas alternativas religiosas ao carnaval tradicional também prometem atrair visitantes de outras cidades à capital. Entre eles, o Retiro de Carnaval Under­ground, na Chácara Recanto de Ágape para jovens evangélicos, e os bailes do Gabaon 2010, promovidos pela Renovação Caris­má­tica Católica da Arquidiocese de Curitiba.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.