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O preço do cartão do Es­­tacionamento Regulamentado (EstaR) também sofreu reajuste. O valor da hora subiu de R$ 1,00 para R$ 1,50 no estacionamento comum e nos cartões de carga e descarga de R$ 2,35 para R$ 3,00 a partir da zero hora de hoje. De acordo com a Urbs, o aumento se deve à falta de reajuste nos últimos anos – desde 2007 não havia reposição. Há trinta anos em vigência, o EstaR conta hoje com 13.357 vagas na capital, distribuídas em 120 ruas e 651 quadras, sendo 3,3 mil delas para não pagantes (ambulâncias, 15 minutos com pisca ligado etc).

O valor do estacionamento ainda é mais baixo do que em outras capitais. Em Porto Ale­gre e São Paulo, a hora custa R$ 3,00 e, em Belo Horizonte, sai por R$ 2,70. A Urbs alega que o EstaR é a principal reivindicação feita por comerciantes à Diretoria de Trânsito (Diretran). O objetivo da implantação é favorecer a rotatividade nos estacionamentos das vias públicas. Para receber a parada regulamentada, a rua é submetida à avaliação da engenharia de trânsito, com comprovação de viabilidade e necessidade. "Nós visitamos por vários dias diferentes as ruas e fazemos contagem de veículos que estacionam e por quanto tempo", afirma a diretora de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella.

Nos últimos anos, a expansão do EstaR saiu do Centro da capital e chegou aos bairros. De acordo com Battistella, a expansão para locais mais distantes do Centro é fruto do elevado índice de motorização da capital. "As pessoas têm andado mais de carro. É difícil ver nas ruas um veículo com mais de uma pessoa. Isso demanda alternativas viárias de fluxo e aumento do estacionamento rotativo", diz.

Serviço:

Informações sobre locais de compra do EstaR podem ser encontradas em www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

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