• Carregando...
Mincewicz está acampado em frente á Diretoria Regional dos Correios | Felippe Aníbal/ Gazeta do Povo
Mincewicz está acampado em frente á Diretoria Regional dos Correios| Foto: Felippe Aníbal/ Gazeta do Povo

Um carteiro faz um protesto solitário em frente à sede da Diretoria Regional dos Correios, em Curitiba. Desde as 8h30 de segunda-feira (4), o carteiro, identificado como Mauro Miguel Mincewicz, de 46 anos, está acampado em frente ao prédio e faz greve de fome. O trabalhador quer que a empresa pública reveja a suspensão que foi lhe imposta. Ele promete só terminar o protesto se for recebido pela diretoria dos Correios. "Eu fui punido por falar a verdade e isso não é justo. Vou ficar aqui até ser atendido e até que as punições sejam canceladas", disse o carteiro.

De acordo com Mincewicz, em julho de 2009, ele apresentou à Diretoria Regional uma reclamação de que os carteiros estariam sobrecarregados, sendo obrigados a trabalhar em domingos e feriados e a fazer duas horas extras por dia. Os Correios teriam instaurado um processo administrativo, que teria sido concluído na semana passada e apontando a suspensão de Mincewicz e de seu gerente. "Fomos condenados a um dia de suspensão. Eu fui rebaixado de função: eu ‘cai’ de supervisor para apoio técnico", contou.

Com 23 anos de Correios, Mincewicz procurou o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), na tentativa de mobilizar a categoria, mas o órgão não teria encampado a proposta do carteiro. O Sintcom-PR informou que não é favorável ao ato, já que a greve de fome pode trazer prejuízos à saúde do trabalhador.

O carteiro disse que, desde que iniciou o protesto, está apenas ingerindo líquidos e afirma ter condições físicas de resistir por vários dias, se necessário. "Eu me preparei psicologicamente e para a greve de fome e o vontade de justiça e a solidariedade dos colegas me ajudam", apontou.

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, Mincewicz quebrou os procedimentos internos e, por isso, a empresa abriu o processo administrativo. O Comitê de Ética dos Correios do Paraná avaliou a situação, ouviu o funcionário e outros colegas, e determinou uma suspensão de um dia de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]