• Carregando...

Estudantes secundaristas e universitários se uniram a um grupo de manifestantes que protestavam contra o reajuste do IPTU e o fechamento dos postos de saúde no período vespertino e promoveram atos em frente a prédios públicos de Cascavel, no Oeste. A manifestação ocorreu nesta sexta-feira (22) e teve início em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, de onde eles partiram em caminhada até a prefeitura.

Em frente ao prédio da Secretaria de Saúde, os manifestantes gritaram palavras de ordem e durante cinco minutos pediram a renúncia do secretário de Saúde, Reginaldo Andrade. Eles não concordam com a redução do atendimento nas unidades de saúde.

Na Câmara Municipal, eles ficaram por cerca de dez minutos. O grupo entrou no prédio e cobrou dos vereadores um projeto de lei para isentar estudantes da tarifa do transporte coletivo.

Depois o grupo se dirigiu até o prédio da prefeitura, mas foi impedido de entrar pelos guardas patrimoniais. Eles deram um abraço simbólico no prédio.

O protesto acabou no terminal de trasbordo Oeste, onde os estudantes entraram sem pagar cantando uma paródia feita por eles em cima de uma cantiga infantil. Enquanto cantavam "boi, boi, boi, boi da cara preta, se não tem passe livre a gente pula a roleta", os manifestantes invadiram o terminal e depois de algum tempo embarcaram nos ônibus e se dispersaram.

Enquanto ocorria a manifestação, assinaturas eram colhidas para um projeto popular que pede a revogação do reajuste do IPTU que, por causa da revisão da planta dos imóveis, em alguns casos aumentará em até 600%, mas o percentual será diluído ao longo de dez anos.

O aposentado Antonio Francisco Paiz fez questão de participar da manifestação e assinar o documento. Ele diz que se sente enganado pela administração e disse que é preciso se mobilizar cada vez mais. Paiz afirma que com a inflação sob controle, é inaceitável o aumento de 600%. "É muito abusivo", resume.

A estudante Sheila da Costa Santos levou os dois filhos para o protesto. Eles estavam com o rosto pintado e aderiram ao movimento. Gabriel Henrique, 11, disse que a manifestação é necessária porque, segundo ele, o prefeito não está cumprindo o que prometeu. "É necessária [a manifestação], o Edgar [Bueno - prefeito] tem que sair porque ele está fazendo muita coisa que não deveria", disse ao citar o fechamento dos postos de saúde.Prefeito critica manifestação O prefeito Edgar Bueno (PDT) lamentou o protesto desta sexta-feira e disse que a manifestação foi feita por estudantes de dois colégios estaduais. Segundo ele, houve atos de vandalismo no terminal de trasbordo quando os estudantes invadiram o local. "Os professores estão liberando jovens para fazer agitações indevidas", afirmou.

Bueno também lamentou a decisão dos professores da rede municipal de continuarem com os protestos nas escolas, que estão sendo abertas para os alunos com uma hora de atraso e reafirmou que só volta a negociar com os a categoria a partir de maio. Os educadores cobram reajuste salarial, hora atividade de 33% além do pagamento do salário nacional da categoria a todos os profissionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]