
Uma série de visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, em Curitiba, ocorre entre os dias 31 de maio e 5 de junho. Serão cinco datas nas quais a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, vai guiar os visitantes pelo local.
Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns. As inscrições estão abertas, segundo a Prefeitura de Curitiba. Mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura. (Veja no box como se inscrever)
Curiosidades sobre a disposição e a arquitetura das lápides e da formação da sociedade curitibana também devem ser exploradas. O cemitério foi fundado em 1853, tem 5,7 mil túmulos e tem de mais de 74 mil pessoas sepultadas. No São Francisco de Paula estão enterrados grandes nomes curitibanos, como os políticos Vicente Machado, Barão do Cerro Azul e Manuel Eufrásio, além de Maria Bueno, assassinada brutalmente em 1893 e que virou santa milagreira da cidade.
Os passeios fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente e é organizado pelo Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (MASE).




