Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Cemitério Municipal receberá visitas guiadas

As inscrições para as expedições guiadas pelo Cemitério Municipal São Francisco de Paula estão abertas. Público poderá conhecer detalhes e curiosidades do local

As inscrições estão abertas, mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura | Everson Bressan / Prefeitura de Curitiba
As inscrições estão abertas, mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura (Foto: Everson Bressan / Prefeitura de Curitiba)
Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns |

1 de 1

Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns

Uma série de visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, em Curitiba, ocorre entre os dias 31 de maio e 5 de junho. Serão cinco datas nas quais a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, vai guiar os visitantes pelo local.

Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns. As inscrições estão abertas, segundo a Prefeitura de Curitiba. Mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura. (Veja no box como se inscrever)

Curiosidades sobre a disposição e a arquitetura das lápides e da formação da sociedade curitibana também devem ser exploradas. O cemitério foi fundado em 1853, tem 5,7 mil túmulos e tem de mais de 74 mil pessoas sepultadas. No São Francisco de Paula estão enterrados grandes nomes curitibanos, como os políticos Vicente Machado, Barão do Cerro Azul e Manuel Eufrásio, além de Maria Bueno, assassinada brutalmente em 1893 e que virou santa milagreira da cidade.

Os passeios fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente e é organizado pelo Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (MASE).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.