• Carregando...
As inscrições estão abertas, mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura | Everson Bressan / Prefeitura de Curitiba
As inscrições estão abertas, mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura| Foto: Everson Bressan / Prefeitura de Curitiba

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mase@smma.curitiba.pr.gov.br. É preciso enviar o nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. Não serão permitidas gravações ou fotos durante a visita. Cada visita pode ser acompanhada por até 30 pessoas.

Datas das visitas

31/5 - 15h (sábado);

2/6 – 9h e 15h (segunda);

3/6 - 9h (terça);

4/6 - 9h (quarta);

5/6 – 9h (quinta).

  • Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns

Uma série de visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, em Curitiba, ocorre entre os dias 31 de maio e 5 de junho. Serão cinco datas nas quais a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, vai guiar os visitantes pelo local.

Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns. As inscrições estão abertas, segundo a Prefeitura de Curitiba. Mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura. (Veja no box como se inscrever)

Curiosidades sobre a disposição e a arquitetura das lápides e da formação da sociedade curitibana também devem ser exploradas. O cemitério foi fundado em 1853, tem 5,7 mil túmulos e tem de mais de 74 mil pessoas sepultadas. No São Francisco de Paula estão enterrados grandes nomes curitibanos, como os políticos Vicente Machado, Barão do Cerro Azul e Manuel Eufrásio, além de Maria Bueno, assassinada brutalmente em 1893 e que virou santa milagreira da cidade.

Os passeios fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente e é organizado pelo Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (MASE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]