
O caos no trânsito de Curitiba deve estar próximo do fim, pelo menos no que depender do Centro de Controle Operacional (CCO) inaugurado ontem, que promete organizar e melhorar as condições de trafegabilidade na cidade. O sistema tem câmeras de monitoramento (que transmitem à central imagens ao vivo das ruas) e painéis de mensagem variável, que informam os motoristas onde há algum acidente ou congestionamento.
O aparato é considerado inteligente porque os semáforos, nos principais pontos, deverão abrir aos motoristas que estão parados quando não houver carros vindo na rua transversal. Os usuários de ônibus também contam com um novo serviço, pois poderão saber nos terminais onde está o veículo que aguardam.
Por enquanto, porém, o sistema está em fase de implantação, com cinco câmeras e três painéis em funcionamento, todos instalados no Anel Viário de Curitiba. A central de controle está localizada atrás da Rodoferroviária. O terminal do Cabral e do Pinheirinho já estão testando painéis luminosos que informam a localização dos ônibus. Os equipamentos instalados nos coletivos geram relatórios que auxiliam na operação do transporte, seja pela necessidade de um novo veículo (quando outro estraga) ou para saber o trajeto percorrido (ou alterado) por determinada linha.
O Centro de Controle faz parte de uma série de obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). "No Brasil eu não vi central melhor que a nossa, mesmo ela ainda sendo pequena. Queremos fazer com que isso atinja toda a cidade para levar informações em tempo real à população", afirma o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
Investimento
As melhorias, garante Isfer, não atingirão o valor da passagem. As verbas para a implantação do CCO vieram do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano, do PAC da Copa e da prefeitura de Curitiba.
Isfer prevê que até o fim deste ano todos os terminais e ônibus estejam integrados ao sistema com mais 80 câmeras em funcionamento. Para o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a expectativa é de que a implantação do SIM seja um passo decisivo para aliar tecnologia avançada à mobilidade urbana. "Isso é o início de algo que vai transformar o transporte em Curitiba", promete Ducci.
O CCO terá 711 câmeras e 80 painéis de mensagem variável, além de 694 painéis luminosos para os usuários do transporte coletivo. As câmeras são instaladas em pontos estratégicos, no alto de postes de até 15 metros de altura. Elas funcionam em circuito fechado de televisão e têm zoom de até 36 vezes. Atualmente 21 câmeras estão instaladas e cinco em funcionamento. As outras 16 entrarão em ação até o início de junho.



