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Da central, fiscais informam, por painéis, sobre ruas bloqueadas e a localização de ônibus | Daniel Caron/ Gazeta do Povo
Da central, fiscais informam, por painéis, sobre ruas bloqueadas e a localização de ônibus| Foto: Daniel Caron/ Gazeta do Povo

Como é

Conheça algumas tecnologias usadas na nova central:

Transporte

Os ônibus terão computadores de bordo, GPS e equipamentos que permitem que os fiscais saibam onde o veículo se encontra, se parou fora do ponto e se a rota foi alterada. Em caso de defeitos no veículo, os controladores pedem um novo na garagem. Nos terminais haverá painéis luminosos que mostram em que parte do trajeto os coletivos se encontram.

Comunicação

Os motoristas dos ônibus poderão se comunicar com fiscais da Urbs por meio de consoles instalados no painel dos veículos.

Fiscalização

O controle dos ônibus será feito por fiscais da Urbs, que monitorarão em tempo real todo o trajeto. Por enquanto apenas os biarticulados (que circulam nas canaletas) serão monitorados. As outras 355 linhas devem ser inseridas no sistema até o final do ano.

Ajuda

As chamadas de socorro serão agilizadas, pois as informações de acidentes chegarão imediatamente à central se forem captados pelas câmeras.

Semáforos

No Anel Viário, 190 semáforos serão autoadaptativos: abrem e fecham de acordo com a demanda do trânsito. Isso vai evitar que os motoristas fiquem parados no sinal vermelho quando não há nenhum veículo cruzando a pista. A Central de Tráfego em Área fica também no CCO e é responsável por monitorar e alterar os semáforos.

Locais

As câmeras de monitoramento estão instaladas nos cruzamentos das ruas e avenidas Ubaldino do Amaral e Visconde de Guarapuava, Campos Salles e Augusto Severo, Vicente Machado e Brigadeiro Franco, Brigadeiro Franco com Padre Agostinho e Lisymaco Ferreira da Costa com a Cândido de Abreu. E os painéis estão nas ruas Desembargador Motta; Brigadeiro Franco e Mauá.

O caos no trânsito de Curi­­tiba deve estar próximo do fim, pelo menos no que de­­pender do Centro de Con­­trole Operacional (CCO) inaugurado ontem, que promete organizar e melhorar as condições de trafegabilidade na cidade. O sistema tem câmeras de monitoramento (que transmitem à central imagens ao vivo das ruas) e painéis de mensagem variável, que informam os motoristas onde há algum acidente ou congestionamento.

O aparato é considerado inteligente porque os semáforos, nos principais pontos, deverão abrir aos motoristas que estão parados quando não houver carros vindo na rua transversal. Os usuários de ônibus também contam com um novo serviço, pois poderão saber nos terminais onde está o veículo que aguardam.

Por enquanto, porém, o sistema está em fase de implantação, com cinco câmeras e três painéis em funcionamento, todos instalados no Anel Viário de Curitiba. A central de controle está localizada atrás da Rodoferroviária. O terminal do Cabral e do Pinheirinho já estão testando painéis luminosos que informam a localização dos ônibus. Os equipamentos instalados nos coletivos geram relatórios que auxiliam na operação do transporte, seja pela necessidade de um novo veículo (quando outro estraga) ou para saber o trajeto percorrido (ou alterado) por determinada linha.

O Centro de Controle faz parte de uma série de obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). "No Brasil eu não vi central melhor que a nossa, mesmo ela ainda sendo pequena. Queremos fazer com que isso atinja toda a cidade para levar informações em tempo real à população", afirma o presidente da Urbs, Marcos Isfer.

Investimento

As melhorias, garante Isfer, não atingirão o valor da passagem. As verbas para a implantação do CCO vieram do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano, do PAC da Copa e da prefeitura de Curitiba.

Isfer prevê que até o fim deste ano todos os terminais e ônibus estejam integrados ao sistema com mais 80 câmeras em funcionamento. Para o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a expectativa é de que a implantação do SIM seja um passo decisivo para aliar tecnologia avançada à mobilidade urbana. "Isso é o início de algo que vai transformar o transporte em Curitiba", promete Ducci.

O CCO terá 711 câmeras e 80 painéis de mensagem variável, além de 694 painéis luminosos para os usuários do transporte coletivo. As câmeras são instaladas em pontos estratégicos, no alto de postes de até 15 metros de altura. Elas funcionam em circuito fechado de televisão e têm zoom de até 36 vezes. Atualmente 21 câmeras estão instaladas e cinco em funcionamento. As outras 16 entrarão em ação até o início de junho.

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