• Carregando...

Secretaria de Saúde de Curitiba inspeciona clínicas

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba informou nesta quarta-feira (4) que está inspecionando as clínicas de cirurgia plástica que mais receberam próteses mamárias de silicone da marca francesa PIP. O objetivo é confirmar se ainda restam unidades não separadas para descarte. As demais foram convocadas a apresentar informações requeridas em ofício expedido pelo órgão dentro de até sete dias a contar do recebimento do pedido.

Segundo a Secretaria, em Curitiba existem 34 estabelecimentos privados de saúde que implantam as próteses. Só na capital há locais que compraram 254 próteses até estabelecimentos com uma compra apenas.

De acordo com determinação da Secretaria Municipal da Saúde e em obediência às orientações da Anvisa, os responsáveis técnicos devem remeter ao órgão informações referentes ao total de clientes que receberam a prótese, datas em que os procedimentos foram realizados, possível ocorrência de eventos adversos e o número de unidades do produto em estoque.

Aproximadamente 2,1 mil (2.084 ao todo) próteses mamárias PIP (Poly Implants Protheses) foram compradas por mulheres no Paraná. O produto teve o registro cancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (2), segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. As próteses são produzidas na França.

Das 2.084 próteses, 1.507 foram compradas em Curitiba, 459 em Londrina, 94 em Guarapuava, dez em Jandaia do Sul, 12 em Cambé e duas em Maringá. A Vigilância Sanitária de Umuarama ainda não havia informado o número de próteses comercializadas no município até a manhã desta quarta-feira (4). Ao todo, o Brasil importou 34.631 unidades, das quais 24.534 foram comercializadas. O restante terá de ser recolhido para receber a destinação correta.

Em todo o estado, foram identificados 47 pontos de vendas do produto, entre estabelecimentos, profissionais de saúde e representantes de vendas. Segundo a assessoria de imprensa da Secretária Estadual de Saúde (Sesa), a empresa importadora e distribuidora das próteses mamárias fica em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

De acordo com informações disponíveis na página da Anvisa na internet, o cancelamento do registro foi baseado no resultado de testes realizados pela autoridade sanitária francesa, que indicou a presença de um tipo de silicone diferente do que havia sido autorizado para a produção das próteses. A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os produtos que ainda estão com o importador brasileiro.

A principal orientação da Sesa é para que as mulheres que possuem implante mamário procurem o médico responsável pela cirurgia para fazer exames clínicos. A Vigilância Sanitária já solicitou que todos os estabelecimentos que vendem as próteses retirem o produto do mercado. As clínicas responsáveis pelas cirurgias deverão entrar em contato com as clientes que receberam as próteses.

Segundo a Anvisa, os testes realizados na França indicaram comprometimento da resistência das próteses. Também foi verificado que o silicone utilizado para o preenchimento pode provocar irritação num eventual vazamento. Os mesmos testes laboratoriais descartaram risco de toxidade e câncer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]