• Carregando...
 | Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Vazão das Cataratas está seis vezes acima da média

As chuvas da última semana fizeram a vazão das Cataratas do Iguaçu atingir um nível seis vezes acima do normal na noite de terça-feira, quando um forte temporal atingiu a região de Curitiba. O pico foi registrado entre 20 e 21 horas, quando o volume de água chegou a 9,36 milhões de litros por segundo. A média normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. As informações constam no boletim de monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu, divulgado pela Copel.

De acordo com o Simepar, choveu 48% a mais do que esperado para Foz do Iguaçu em setembro. Ontem à noite, por volta das 21 horas, a vazão já tinha diminuído, mas ainda estava acima do normal, a 8,23 milhões de litros por segundo.

Extremos

Em pouco mais de dois meses as Cataratas do Iguaçu chegaram a volumes extremos. Em junho, quando as chuvas causaram estragos em centenas de municípios do estado, o conjunto de quedas teve vazão recorde: 46,3 milhões de litros por segundo, pouco mais de 30 vezes acima da média normal. Já em agosto, em baixa, a vazão proporcionou um espetáculo diferente aos turistas, com apenas 385 mil litros por segundo registrados na madrugada do dia 12.

Depois de sete dias de presença constante, a chuva deve dar trégua a partir de hoje para a maioria das cidades do Paraná. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, com o deslocamento das áreas de instabilidade para o Paraguai, chega uma massa de ar frio e seco que vai se posicionar no Sul do país e deixar as temperaturas mais amenas. Esse clima deve durar pelo menos, até domingo.

Hoje, a mínima em Curi­­tiba deve ser de 10 °C – cinco graus a menos do que a menor temperatura registrada na terça-feira. O "friozinho" da manhã também deve ser sentido em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, como União da Vitória e Pato Branco. Em Ponta Grossa, o calor não passa dos 18 °C na sexta-feira e dos 19 °C no sábado. Em Curitiba, a máxima chega aos 17 °C na véspera do fim de semana, quando as mínimas podem ficar próximo dos 9 °C em Francisco Beltrão e Guarapuava.

Sem energia

Por volta das 19 horas de ontem, praticamente 24 horas após o temporal que atingiu Curitiba e região na terça-feira, cerca de quatro mil imóveis continuavam sem luz em alguns bairros da capital e também nas cidades de Araucária e Fazenda Rio Grande. Segundo a Com­­panhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o serviço seria restabelecido até as 21 horas de ontem.

Ainda na terça-feira à noite, quando o temporal atingiu a RMC, 30 mil residências chegaram a ficar sem energia elétrica. Na manhã de ontem, mais de 6 mil casas ainda seguiam com o serviço cortado. A falta de energia no bairro Pinheirinho afetou atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionou de maneira parcial até as 8h30. Até este horário, as equipes da UPA realizavam atendimento apenas de pessoas em estado mais grave, com o apoio do gerador de emergência. Pessoas com problemas de saúde moderados eram orientados a procurar outras unidades de serviço de saúde.

De acordo com a Se­­­cre­­­taria Municipal de Saúde (SMS), pacientes de urgência e emergência que já estavam internados na UPA quando o problema começou foram transferidos para o Hospital do Idoso, outros hospitais e outras unidades de saúde de Curitiba. Por volta das 9 horas, o atendimento no local já havia sido totalmente normalizado.

Afetados

O número de pessoas atingidas pela onda de instabilidade que tomou conta do Paraná há uma semana aumentou nos últimos dois dias. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado às 18 horas de ontem, a quantidade de afetados passou de 10.794 para 14.281, em 42 municípios.

A cidade de Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, decretou estado de emergência. A região é uma das mais atingidas pelas chuvas. Na cidade, 1,2 mil pessoas tiveram algum tipo de prejuízo. Na mesma região, a cidade de Francisco Beltrão registrou vários estragos, e 110 famílias tiveram que deixar suas casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]