• Carregando...
No Piauí, o volume de água impede a chegada de mantimentos aos desabrigados | Paulo Liebert/AE
No Piauí, o volume de água impede a chegada de mantimentos aos desabrigados| Foto: Paulo Liebert/AE

Paraná reúne donativos

A Defesa Civil do Paraná começou ontem uma campanha de donativos para as vítimas das enchentes no Norte e Nordeste. Os produtos mais solicitados são alimentos não perecíveis e que não precisam de preparo para o consumo, cobertores e colchões. Doações nos postos do Corpo de Bombeiros do Paraná e no Provopar.

  • Bombeiros resgatam o corpo de Rodrigo Cassiano da Silva, 20 anos, vítima de um desabamento ocorrido na terça- feira, em Salvador

Brasília - As chuvas que atingem grande parte do país há cerca de um mês já causaram pelo menos 24 mortes em cinco estados: Ceará (9), Maranhão (6), Alagoas (4), Amazonas (4) e Santa Catarina (1). Porém, balanço extraoficial indica que o número é maior, já que o relatório ainda não contabiliza as cinco mortes registradas em Salvador (BA); e outras duas no Maranhão. De acordo com a Sedec, a diferença é causada pela dificuldade em levantar os dados com as defesas civis estaduais.

As chuvas já afetaram 737.934 pessoas em dez estados brasileiros – Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Amazonas, Pará e Santa Catarina –, segundo balanço divulgado na noite de ontem pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. No Sul, parte de Santa Catarina também sofre com a seca, assim como o Rio Grande do Sul.

Hoje, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, visita as áreas mais afetadas pelas enchentes na Bahia e na Paraíba.

Nordeste

No Nordeste, o Ceará é o estado que tem o maior número de municípios atingidos (65), seguido pelo Maranhão (61), Piauí (29), Paraíba (19), Rio Grande do Norte (13), Bahia (4) e Alagoas (3).

Somente no Ceará, as enchentes já afetaram 183.379 pessoas. Destes, 39.727 estão desabrigados – tiveram de deixar suas casas e dependem de abrigos públicos – ou desalojados, ou seja, estão hospedados com amigos ou familiares.

No Maranhão, a Defesa Civil estima que 155.863 pessoas tenham sido prejudicadas pelas chuvas dos últimos dias. Segundo o órgão, 31.715 estão desalojados e outros 24.083 ficaram desabrigados.

O volume excessivo de água nos rios do Piauí está impedindo a chegada de mantimentos, como comida e remédio, e de materiais, como colchão e roupa, aos desabrigados que já somam 50 mil no estado. Subiu para 25 os municípios em estado de calamidade. No Rio Grande do Norte, a chuva afetou a vida de 44.011 pessoas.

Norte e Sul

Já na região Norte, Amazonas é o estado com o maior número de municípios atingidos – 38 ao todo –, com 265.958 pessoas afetadas. Destas, 44.609 estão desalojadas e 9.629 desabrigadas.

No estado do Pará, são 28 municípios atingidos e 26.985 pessoas afetadas pela chuva.

No Sul do país, Santa Catarina voltou a sofrer com as enchentes, que em 2008 causaram 135 mortes. No estado, os danos causados pelas chuvas de abril atingiram 10 municípios e uma população de 106.093 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]