
Prefeituras de 66 municípios do Rio Grande do Sul vão paralisar suas atividades para tentar economizar água por causa da estiagem. Em 21 municípios, as aulas nas escolas municipais serão suspensas durante toda a semana que vem. Nas outras 45 cidades, os estudantes não terão aulas apenas na segunda e na sexta-feira.
O expediente em todos os órgãos municipais serão suspensos. Segundo duas associações de municípios do estado, só serão mantidos os serviços essenciais, como atendimento a saúde e coleta de lixo. Já decretaram situação de emergência 177 municípios do estado. As regiões norte e noroeste do estado são as mais afetadas.
Estimativa preliminar é que mais de 300 mil pessoas são afetadas pela seca no estado. O número, porém, deve ser superior, já que as defesas civis municipais de 50 cidades ainda não passaram informações para o órgão estadual.
Paraná
Chuvas previstas para os próximos três dias devem amenizar a seca no Paraná. São pelo menos 33 municípios sofrendo com a falta de água (veja lista abaixo). De acordo com o Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar), as chuvas devem começar hoje, se estendem até o sábado e vão ajudar a abastecer os reservatórios de distribuição de água e as lavouras. Mas a partir de domingo o céu volta a abrir e o tempo tende a ficar seco novamente. Quase 138 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem no Paraná.
Em Santa Catarina, 94 municípios decretaram situação de emergência e mais de 1 milhão de habitantes já foram atingidos.



