Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia no Rio

Chuvas de Petrópolis têm seus heróis anônimos

Veja a história de quem tentou salvar a vida de outras pessoas, mas que não conseguiu escapar da morte

A tragédia provocada pelas chuvas que atingiram Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, há uma semana, revelaram histórias de dor, mas também de coragem e solidariedade. Pelo menos quatro das 33 vítimas morreram quando tentavam salvar a vida de moradores de áreas de risco.

Dois desses heróis eram os agentes da Defesa Civil Municipal de Petrópolis Paulo Roberto Filgueiras, 37 anos, e Fernando Fernandes Lima, 44, que convenciam famílias a deixarem suas casas na Favela Boca do Mato, no Quitandinha, quando foram soterrados. "Somos treinados a seguir até um determinado limite. Eles foram além. Tiveram atitude de heróis", diz o comandante da Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Rafael Simão, em relação à atitude de Paulo Roberto e Fernando.

Próximo de Paulo e Fer­­nando estava o jardineiro Nilton Pereira Fonseca, 47 anos, que morava na comunidade e tinha o hábito ajudar equipes de resgate quando ocorriam deslizamentos na região. Na mesma comunidade, o morador Paulo Roberto Alves Freitas, 42 anos, salvou a mãe Ilceli Freitas, de 65 anos, minutos antes de ser tragado pela lama quando ajudava a resgatar outras pessoas. Os quatro deram a própria vida para salvar o próximo.

EfeitosChuva forte transborda Rio Quitandinha

A chuva forte da última sexta-feira, em Petrópolis, novamente obrigou a Defesa Civil municipal a acionar as 18 sirenes de alerta para deslizamentos no município. O Rio Quitandinha transbordou e algumas residências e lojas comerciais foram inundadas, na Rua Coronel Veiga, a principal via na entrada da cidade. Os quatro rios de Petrópolis: Quitandinha, Piabanha, Santo Antônio e Paltinado estão em estágio de alerta, pela possibilidade de chuva moderada na região. Não houve registro de deslizamentos na parte alta junto às encostas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.