• Carregando...

Bravura

Conheça os indivíduos que faleceram em atitudes de heroísmo nos deslizamentos:

"Tenente Fonseca"

Nascido e criado na comunidade Boca do Mato, o jardineiro de 47 anos Nilton Fonseca já estava acostumado a se juntar como voluntário às equipes de resgate da Defesa Civil quando aconteciam tragédias na localidade. Participou de resgates nos anos 90, em 2002 e em 2011. Apelidado de "Tenente Fonseca", foi ajudar vizinhos que viviam na beira de encostas.

Última varredura

Especialista em operações de resgate e salvamento, Fernando Lima, de 44 anos, liderava o grupo de agentes que fazia a última varredura retirando famílias em risco na favela Boca do Mato quando foi atingido por um deslizamento.

Anjo da Serra

O técnico de enfermagem Paulo Filgueiras, de 37 anos, foi o fundador do grupo de voluntários Anjos da Serra, que participou das buscas por vítimas das chuvas na região em 2011. Paulo integrava a equipe da Defesa Civil desde o início de 2013.

De olho nos outros

Depois de retirar a mãe Ilceli Freitas, de 65 anos, de sua casa, o ambulante de 42 anos Paulo Roberto Alves Freitas pegou uma enxada e foi ajudar outros moradores da Boca do Mato. Acabou soterrado num deslizamento que cobriu 4 casas.

33 mortos

Desde domingo passado, quando um temporal atingiu Petrópolis, 33 pessoas morreram e 44 ficaram feridas – das quais 12 permanecem internadas no Hospital Santa Teresa, quatro delas no centro de tratamento intensivo.

A tragédia provocada pelas chuvas que atingiram Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, há uma semana, revelaram histórias de dor, mas também de coragem e solidariedade. Pelo menos quatro das 33 vítimas morreram quando tentavam salvar a vida de moradores de áreas de risco.

Dois desses heróis eram os agentes da Defesa Civil Municipal de Petrópolis Paulo Roberto Filgueiras, 37 anos, e Fernando Fernandes Lima, 44, que convenciam famílias a deixarem suas casas na Favela Boca do Mato, no Quitandinha, quando foram soterrados. "Somos treinados a seguir até um determinado limite. Eles foram além. Tiveram atitude de heróis", diz o comandante da Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Rafael Simão, em relação à atitude de Paulo Roberto e Fernando.

Próximo de Paulo e Fer­­nando estava o jardineiro Nilton Pereira Fonseca, 47 anos, que morava na comunidade e tinha o hábito ajudar equipes de resgate quando ocorriam deslizamentos na região. Na mesma comunidade, o morador Paulo Roberto Alves Freitas, 42 anos, salvou a mãe Ilceli Freitas, de 65 anos, minutos antes de ser tragado pela lama quando ajudava a resgatar outras pessoas. Os quatro deram a própria vida para salvar o próximo.

EfeitosChuva forte transborda Rio Quitandinha

A chuva forte da última sexta-feira, em Petrópolis, novamente obrigou a Defesa Civil municipal a acionar as 18 sirenes de alerta para deslizamentos no município. O Rio Quitandinha transbordou e algumas residências e lojas comerciais foram inundadas, na Rua Coronel Veiga, a principal via na entrada da cidade. Os quatro rios de Petrópolis: Quitandinha, Piabanha, Santo Antônio e Paltinado estão em estágio de alerta, pela possibilidade de chuva moderada na região. Não houve registro de deslizamentos na parte alta junto às encostas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]