• Carregando...

Moradores do Pilarzinho calculam prejuízos ocasionados pela chuva

Veja que chuva interditou Estrada do Cerne e causou estragos em Campo Magro

Veja a previsão do tempo para este fim de semana

As fortes chuvas que atingiram a capital e outras regiões do Estado na noite de sexta e madrugada deste sábado (6) provocaram diversos alagamentos e deixaram alguns desabrigados. As cidades mais atingidas foram Curitiba, Santo Antônio do Sudoeste, Palmeira, Ponta Grossa, Lapa e Campo Largo.

Segundo o subtenente Luiz Claudio Trierweiler da Defesa Civil, cerca de 23 residências foram alagadas no bairro Campo Comprido, em Curitiba. De acordo com o levantamento inicial, nove pessoas ficaram desabrigadas. Até as 12h30 deste sábado não havia novos registros de desabrigados ou desalojados na capital e também não havia informações sobre feridos ou mortos.

No município de Campo Largo foram registradas cinco ocorrências de alagamentos. Uma equipe da Defesa Civil recebeu por volta das 10h informações de que moradores estariam ilhados na Rua Eurides Alves Ferreira em razão do transbordamento do Rio Itaqui. O Corpo de Bombeiros socorreu quatro pessoas que estavam ilhadas. No total, 100 pessoas estão desalojadas e outras 16 desabrigadas.

Na Lapa houve a queda de duas pontes de concreto na Estrada Rural da Lapa, no Rio Passa 2. A distância entre as duas pontes é de aproximadamente 3 Km. A pista foi interditada, e não houve feridos em razão do incidente. A Defesa Civil do município informa também que houve registros de quedas de árvores. Dois moradores foram resgatados e receberam lonas para cobrirem suas residências. Uma caminhonete, com placa de Porto Alegre, caiu à noite na ponte localizada na Colônia Lavrinha. Os ocupantes do veículo não ficaram feridos.

Uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Santo Antônio do Sudoeste. Segundo registro inicial, 97 residências foram danificadas e 500 pessoas foram afetadas. Não há registros de desabrigados e nem de desalojados.

Em Ponta Grossa, 17 casas foram destelhadas, sendo contabilizados quatro alagamentos. Uma residência foi atingida por árvore. A queda provocou danos materiais, mas não deixou nenhum ferido. A Defesa Civil do município disponibilizou lonas para as famílias cobrirem suas residências. Em Palmeira também foram registrados alagamentos em 16 casas, mas a água baixou rapidamente e os moradores não precisaram deixar suas residências.

Curitiba

A preocupação de moradores do bairro Pilarzinho, em Curitiba, aumentou ainda mais após a chuva que caiu nesta madrugada, de acordo com o telejornal Paraná TV. Eles disseram que a situação de algumas casas piorou na Rua General Álvaro Braga. Os buracos aumentaram, terrenos ficaram alagados e até um muro caiu.

Estradas

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que no km 14 da PR-090, próximo ao Contorno Sul, no bairro Bateias, em Campo Magro, havia pontos de alagamento. A pista estava bloqueada e havia congestionamento no local. No mesmo município, um córrego que passa embaixo da Estrada do Cerne transbordou a pista durante a madrugada deste sábado (veja vídeo ao lado).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-277, no km 21, sentido Paranaguá, houve uma queda de barreira. O motorista deve ter atenção, pois somente a pista da esquerda estava liberada para os veículos. A pista da direita e o acostamento seguem bloqueados e serão liberados após avaliação de geólogos.

Previsão do tempo

De acordo com o meteorologista do Sistema de Meteorologia do Paraná(Simepar), Reinaldo Kneip, uma área de instabilidade se formou em razão do forte calor registrado no interior do estado nesta sexta-feira (5). Desta forma, uma frente fria que passou pela região sudoeste em direção à Curitiba e região metropolitana resultou em fortes chuvas nessas regiões. A frente fria agora se desloca no sentido São Paulo.

As chuvas que começaram por volta das 10h30 seguiram até próximo das 4h. Em Curitiba, choveu 27 mm. O maior índice pluviométrico foi registrado em Guaratuba, no litoral do Estado, que contabilizou 90 mm de chuva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]