Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Ciclista se envolve em acidente com biarticulado no Cajuru

O motorista prestou socorro e depois o homem foi encaminhado ao Hospital Cajuru em estado grave

Um homem sofreu ferimentos graves ao se envolver num acidente com um biarticulado na canaleta da Avenida Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru, em Curitiba, por volta das 20 h de terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista da Viação Araucária prestou socorro à vítima e depois o ciclista foi encaminhado ao Hospital Cajuru em estado grave. O hospital informou às 21h30 que o ciclista permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, com traumatismo craniano e outras fraturas.

Segundo a prefeitura de Curitiba, seis ciclistas já morreram em acidentes de trânsito na capital paranaense até esta quarta-feira (29). Incluindo a região metropolitana, o último acidente com vítima ocorreu na noite de domingo (26) na BR-277, em São José dos Pinhais, envolvendo um carro e um ciclista. No ano passado, segundo dados preliminares da prefeitura da capital, 11 ciclistas morreram.

O assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria de Trânsito (Setran), Jorge Brand, lamentou o caso, mas disse que a recomendação é para que os ciclistas usem as vias normais, não as canaletas. “Esses locais dão a falsa impressão de serem mais seguros, mas há um fluxo intenso e em alta velocidade de ônibus, ambulâncias e viaturas”, disse.

Um dos principais meios para evitar que ciclistas utilizem as canaletas de ônibus é a Via Calma. Atualmente, a via – que é uma faixa exclusiva para ciclistas – está disponível apenas na Avenida Sete de Setembro, mas sua expansão está no radar da prefeitura. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), já está avançado o projeto para a implantação da Via Calma na Rua João Gualberto e na Avenida Paraná. O órgão não estipula prazo para isso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.