Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Radioatividade

Cidades da Bahia têm água contaminada

Um mês após ser detectado um vazamento de solvente orgânico com urânio na usina de processamento do minério que a estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) mantém em Caetité (BA), a 759 quilômetros a oeste de Salvador, o governo baiano divulgou um levantamento que mostra que seis reservatórios de água localizados nas zonas rurais de três municípios da região – Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Se­­nhora – estão com radioatividade até cinco vezes maior que a recomendada.

Segundo o estudo, feito pela Secretaria de Estado do Meio Am­­biente em 15 poços, os seis reservatórios atingidos por radioatividade apresentam índices de até 0,5 (radiação alfa) e 2,3 (radiação beta). Segundo o Ministério da Saúde, são seguros para o consumo humano e animal índices de, respectivamente, 0,1 e 1.

Dos poços atingidos, segundo o estudo, dois são usados na dessedentação animal, dois ficam em propriedades particulares e dois servem para abastecimento de comunidades. O caso mais grave é o da torneira do chafariz público do povoado de Maniaçu, em Cae­tité, onde foram registrados os índices mais altos de radioatividade. Os reservatórios atingidos pela radioatividade foram interditados. Governo baiano e prefeituras iniciaram o abastecimento com caminhões-pipa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.