• Carregando...

Um mês após ser detectado um vazamento de solvente orgânico com urânio na usina de processamento do minério que a estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) mantém em Caetité (BA), a 759 quilômetros a oeste de Salvador, o governo baiano divulgou um levantamento que mostra que seis reservatórios de água localizados nas zonas rurais de três municípios da região – Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Se­­nhora – estão com radioatividade até cinco vezes maior que a recomendada.

Segundo o estudo, feito pela Secretaria de Estado do Meio Am­­biente em 15 poços, os seis reservatórios atingidos por radioatividade apresentam índices de até 0,5 (radiação alfa) e 2,3 (radiação beta). Segundo o Ministério da Saúde, são seguros para o consumo humano e animal índices de, respectivamente, 0,1 e 1.

Dos poços atingidos, segundo o estudo, dois são usados na dessedentação animal, dois ficam em propriedades particulares e dois servem para abastecimento de comunidades. O caso mais grave é o da torneira do chafariz público do povoado de Maniaçu, em Cae­tité, onde foram registrados os índices mais altos de radioatividade. Os reservatórios atingidos pela radioatividade foram interditados. Governo baiano e prefeituras iniciaram o abastecimento com caminhões-pipa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]