Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Cidades litorâneas são suscetíveis à inundação

Municípios com terrenos planos e localizados no litoral tendem a sofrer mais com inundações. É o que afirma o professor de geologia ambiental e diretor do Centro de Apoio Científico em Desastre da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Lima. Segundo ele, no litoral paranaense, Guaratuba, Matinhos e Praia de Leste são os locais mais sujeitos a alagamentos.

De acordo com Lima, municípios do litoral são mais comumente afetados por fenômenos naturais que evoluem rapidamente, como marés altas e grandes tempestades. Se localizados em lugares planos, a situação fica ainda mais complexa, já que a dificuldade para a água escoar é maior.

"A saída é o investimento maciço em sistemas de drenagem de água pluvial com dimensionamento e manutenção adequados e delimitação das áreas de ocupação residencial ou do tipo de padrão residencial para áreas que têm histórico de alagamentos", explica. Lima ressalta, também, que a comunidade e os órgãos de defesa civil devem estar preparados para tais eventualidades. (TC)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.