Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apagão Aéreo

“Clone gaúcho” do presidente Lula é relator da CPI

 |

Brasília – Um torneiro- mecânico barbudo e petista será o principal nome da CPI do Apagão Aéreo da Câmara. "Clone gaúcho" do presidente Lula, Marco Maia promete conduzir as investigações com responsabilidade. O ponto de partida para os trabalhos, segundo ele, será o acidente com o avião da Gol.

Quanto tempo leva pra começar o trabalho efetivo da CPI, após tanto tempo de disputa nos bastidores?

Esperamos na semana que vem (esta semana) já ter uma reunião de trabalho para organizar o trabalho da CPI e ver quais são os procedimentos que teremos no próximo período. Vermos qual o tamanho das audiências, como serão feitos os requerimentos para as convocações.

Como vai ser a linha de condução das investigações?

A idéia é que se comece a partir do acidente da Gol, que foi o estopim de toda crise aérea que nós tivemos. A partir dela, vamos desenvolvendo todos os procedimentos da investigação.

Há um desgaste no início da CPI por ela ter sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal, a contragosto da base governista?

Acho que não. Está dentro do jogo político e da legitimidade que têm tanto oposição quanto situação em debater e discutir a melhor estratégia em cima de matérias que estamos discutindo no momento. Isso faz parte da democracia brasileira, é legítimo. Portanto, na minha visão, não traz nenhum problema para a condução da CPI.

Os deputados da base falam muito em evitar um clima de CPI do Fim do Mundo (como ficou conhecida a CPI dos Bingos). O senhor concorda com isso?

Concordo, queremos trabalhar nessa perspectiva. Principalmente nessa visão de resgatar um pouco o papel das CPIs aqui no Congresso. Essa CPI tem uma vantagem sobre as outras, porque ela não vem contaminada com o processo eleitoral. As eleições foram no ano passado. Então ela vai nos dar condições para que a gente possa produzir um bom relatório, um bom processo administrativo, e que traga a análise das causas e dos efeitos que isso teve na sociedade brasileira. E também as sugestões para acabar com a crise aérea. (AG)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.