Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transporte coletivo

Cobradores são multados por causa de "furos das catracas"

Na semana passada um cobrador que chamou atenção de um passageiro levou cinco tiros, ele sobreviveu, porém acabou desistindo do emprego

Cobradores de Curitiba são penalizados se não impedirem que pessoas entrem nas estações-tubo sem pagar a passagem. As multas chegam a ser a metade do salário do cobrador, de acordo com o regulamento do transporte coletivo que entrou em vigor no ano passado. Elas são aplicadas por fiscais da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A).

A atitude, porém, pode representar risco à integridade do funcionário. Na semana passada um cobrador que chamou atenção de um passageiro levou cinco tiros. Ele sobreviveu, mas acabou desistindo do emprego, segundo o telejornal Paraná TV 1a. edição.

De acordo com o regulamento, o cobrador deve inibir a entrada daqueles que não querem pagar a tarifa. A garantia de segurança do local, no entanto, é dever da Urbs.

"Ou eu cobro passagem ou eu fico cuidando da estação-tubo, fico meio inibido", disse um cobrador que não quis se identificar e levou multa de R$ 450.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Valdecir Boleti, afirmou que falta segurança para os trabalhadores do transporte coletivo, e que a Guarda Municipal não tem feito o patrulhamento ostensivo. "Anteriormente havia um trabalho preventivo da Guarda Municipal, principalmente nas estações-tubo próximas de colégios com grande número de alunos", afirmou Boleti.

Apesar disso, a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba afirmou que seis viaturas da Guarda Municipal fazem o patrulhamento nas proximidades das estações-tubo. Além disso, argumentou que é função da Polícia Militar impedir que se "fure a catraca".

E a Polícia Militar alega que a obrigação do patrulhamento de bens municipais é da Guarda Municipal.

Já a assessoria de imprensa da Urbs disse que não vai se pronunciar sobre a situação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.