• Carregando...

Cobradores reclamam da falta de segurança nas estações-tubo

Cobradores de Curitiba são penalizados se não impedirem que pessoas entrem nas estações-tubo sem pagar a passagem. As multas chegam a ser a metade do salário do cobrador, de acordo com o regulamento do transporte coletivo que entrou em vigor no ano passado. Elas são aplicadas por fiscais da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A).

A atitude, porém, pode representar risco à integridade do funcionário. Na semana passada um cobrador que chamou atenção de um passageiro levou cinco tiros. Ele sobreviveu, mas acabou desistindo do emprego, segundo o telejornal Paraná TV 1a. edição.

De acordo com o regulamento, o cobrador deve inibir a entrada daqueles que não querem pagar a tarifa. A garantia de segurança do local, no entanto, é dever da Urbs.

"Ou eu cobro passagem ou eu fico cuidando da estação-tubo, fico meio inibido", disse um cobrador que não quis se identificar e levou multa de R$ 450.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Valdecir Boleti, afirmou que falta segurança para os trabalhadores do transporte coletivo, e que a Guarda Municipal não tem feito o patrulhamento ostensivo. "Anteriormente havia um trabalho preventivo da Guarda Municipal, principalmente nas estações-tubo próximas de colégios com grande número de alunos", afirmou Boleti.

Apesar disso, a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba afirmou que seis viaturas da Guarda Municipal fazem o patrulhamento nas proximidades das estações-tubo. Além disso, argumentou que é função da Polícia Militar impedir que se "fure a catraca".

E a Polícia Militar alega que a obrigação do patrulhamento de bens municipais é da Guarda Municipal.

Já a assessoria de imprensa da Urbs disse que não vai se pronunciar sobre a situação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]