• Carregando...
Caminhão que recolhe material tóxico fica parado ao lado dos terminais de ônibus | Jairo Resende/Arquivo Gazeta do Povo
Caminhão que recolhe material tóxico fica parado ao lado dos terminais de ônibus| Foto: Jairo Resende/Arquivo Gazeta do Povo

Confira o calendário de Janeiro:

- Centenário (dia 2)

- Vilas Oficinas (3)

- Capão Raso (5)

- Vila Hauer (6)

- Carmo (7)

- Boqueirão (8)

- Sítio Cercado (9)

- Pinheirinho (10)

- Fazendinha (12)

- Caiuá (13)

- CIC (14)

- Portão (15)

- Campina do Siqueira (16)

- Campo Comprido (17)

- Santa Felicidade (19)

- Guadalupe (20)

- Rui Barbosa (21)

- Sites (22)

- Cabral (23)

- Boa Vista (24)

- Santa Cândida (26)

- Barreirinha (27)

- Bairro Alto (28)

- Capão da Imbuia (29)

Já está valendo o calendário 2009 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para coleta de lixo tóxico nos terminais de ônibus de Curitiba. Nesta sexta-feira (2), a coleta acontece no Terminal do Centenário. São 24 pontos de coleta nos terminais de ônibus com dias definidos a cada mês. Na data, um caminhão da prefeitura recebe o material entregue das 7h às 15 horas.

O material deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo, para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. A coleta acontece de segunda-feira a sábado, das 7h às 15h.

Em 2008, foram coletadas e destinadas para tratamento especial 50 toneladas de lixo tóxico. Nesta coleta especial são recolhidas pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, remédios, tintas e óleo de cozinha. As lâmpadas fluorescentes foram as campeãs na coleta de 2008. Foram recolhidos nos terminais de ônibus cerca 20 mil quilos de lâmpadas, que são praticamente 100% recicladas.

Outro material que recebe tratamento especial para novo uso é o óleo de cozinha usado, que é encaminhado para reciclagem onde pode ser transformado em material de limpeza ou lubrificantes de máquinas. Em 2008 foram recolhidos nove mil litros de óleo que devem ser entregues embalados em garrafa pet de dois litros.

O restante do material recolhido é encaminhado para tratamento em aterro industrial licenciado para a atividade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]