i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba

Coleta de lixo tóxico em 2009 já começou

  • PorGazeta do Povo
  • 02/01/2009 09:02
Caminhão que recolhe material tóxico fica parado ao lado dos terminais de ônibus | Jairo Resende/Arquivo Gazeta do Povo
Caminhão que recolhe material tóxico fica parado ao lado dos terminais de ônibus| Foto: Jairo Resende/Arquivo Gazeta do Povo

Confira o calendário de Janeiro:

- Centenário (dia 2)

- Vilas Oficinas (3)

- Capão Raso (5)

- Vila Hauer (6)

- Carmo (7)

- Boqueirão (8)

- Sítio Cercado (9)

- Pinheirinho (10)

- Fazendinha (12)

- Caiuá (13)

- CIC (14)

- Portão (15)

- Campina do Siqueira (16)

- Campo Comprido (17)

- Santa Felicidade (19)

- Guadalupe (20)

- Rui Barbosa (21)

- Sites (22)

- Cabral (23)

- Boa Vista (24)

- Santa Cândida (26)

- Barreirinha (27)

- Bairro Alto (28)

- Capão da Imbuia (29)

Já está valendo o calendário 2009 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para coleta de lixo tóxico nos terminais de ônibus de Curitiba. Nesta sexta-feira (2), a coleta acontece no Terminal do Centenário. São 24 pontos de coleta nos terminais de ônibus com dias definidos a cada mês. Na data, um caminhão da prefeitura recebe o material entregue das 7h às 15 horas.

O material deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo, para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. A coleta acontece de segunda-feira a sábado, das 7h às 15h.

Em 2008, foram coletadas e destinadas para tratamento especial 50 toneladas de lixo tóxico. Nesta coleta especial são recolhidas pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, remédios, tintas e óleo de cozinha. As lâmpadas fluorescentes foram as campeãs na coleta de 2008. Foram recolhidos nos terminais de ônibus cerca 20 mil quilos de lâmpadas, que são praticamente 100% recicladas.

Outro material que recebe tratamento especial para novo uso é o óleo de cozinha usado, que é encaminhado para reciclagem onde pode ser transformado em material de limpeza ou lubrificantes de máquinas. Em 2008 foram recolhidos nove mil litros de óleo que devem ser entregues embalados em garrafa pet de dois litros.

O restante do material recolhido é encaminhado para tratamento em aterro industrial licenciado para a atividade.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.