• Carregando...

Nicolau e Nicoleta – sem nenhum parentesco com Nicolau de Mira, o bom velhinho que deu origem ao Papai Noel– estão padecendo de TPN, a moléstia dos nervos que arrepia a espinha aos primeiros acordes natalinos no Palácio Avenida.

Os sintomas da Tensão Pré-Natalina (TPN) são sempre os mesmos: a eletricidade no ar e os sininhos a bater intermitentemente no ouvido. São vários os insultos provocados pela TPN, mas o principal deles é a ansiedade e a falta de comunicação provocada pelo estresse do décimo-terceiro.

Nicolau e dona Nicoleta já estavam na mesa quando a filha Nicola entrou em casa para estragar o almoço: "Não sou mais virgem!" E começou a chorar. Com as mãos no rosto avermelhado, parecia afundada na vergonha.

Silêncio na mesa. De repente, começaram as acusações mútuas: "A culpa é sua!", bateu na mesa Nicolau, dirigindo-se a Nicoleta. "É o que dá criar uma filha com tamanha liberdade. Libertinagem, isso sim!" Dona Nicoleta, também gritando, jogou um prato de porcelana no chão: "E quem é o idiota que gasta metade do salário com as amigas secretas? Pensa que eu sou boba?"

Desconsolada e à beira de um colapso, dona Nicoleta correu para o quarto da filha. Com os olhos cheios de lágrimas e a voz trêmula, pegou ternamente na mão da menina e perguntou baixinho: "Filhinha, como foi que isso aconteceu?" Entre soluços, a menina respondeu: "A professora me tirou do presépio! A Virgem agora é a Priscila, eu vou fazer o papel da vaquinha!"

Depois do jantar, a família foi às compras. Nicolau, de saco cheio, à frente. Dona Nicoleta a um passo atrás, ainda consolando a filha Nicola. No fim do ano todo pai é milionário. Quer queira, quer não queira o gerente do banco.

No dia seguinte, a paz voltou a reinar no café da manhã, em torno do jornal que chegou quentinho. Como sempre, vasculhando as ofertas do dia, Nicoleta divagava: "Caso São Francisco de Assis nos visitasse num mês de dezembro, trazendo pela mão o filho do carpinteiro, gostaria de saber por que esconderam o seu velho presépio. Pobre São Francisquinho, quando iria imaginar que no futuro as vaquinhas de presépio seriam seus semelhantes, que agora assistem sem mugir ao Natal transformado na data máxima do consumismo?"

Por sua vez, com o caderno de política já manchado de geleia, Nicolau analisa os últimos acontecimentos: "Os presépios desapareceram, o espírito natalino é desprezado. A que ponto chegamos, São Francisco? Até mesmo os governantes esqueceram que o mês de dezembro, em memória de Jesus, é tempo reservado às boas ações, aos bons anúncios: o governador Beto Richa elevou os impostos e botou a mão no bolso dos aposentados. Enquanto a Dona Dilma, para cumprir as promessas de campanha do Aécio Neves, quer um cheque em branco para gastar o que não tem! São Chico, orai por eles!"

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]