• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Quem pegou ônibus nas estações-tubo da Praça Carlos Gomes, da Lourenço Pinto e da Avenida Marechal Floriano Peixoto (esquina com a Linha Verde), julgando que sairia de lá com um livro nas mãos, foi pra casa frustrado. As quatro (duas delas na Marechal) fazem parte da rede piloto de Tubotecas – pequenas bibliotecas para atender os usuários do transporte coletivo de Curitiba –, mas ainda não receberam livros. Segundo a Fundação Cultural de Curitiba, responsável pelo projeto, a colocação começará a ser feita até o fim da semana.

Por enquanto, é possível encontrar livros nas quatro tubotecas da Praça Rui Barbosa e nas duas da Presidente Faria (em frente do prédio antigo dos Correios). "Possível", porque, dependendo do horário, eles já poderão ter esgotado. Quando o projeto estiver a todo o vapor, por dia, cada uma das dez tubotecas receberá cem livros.

A população pode fazer doações de obras nos próprios tubos (até dois), nas Casas da Leitura, na sede da Fundação Cultural, no Ippuc e na sede da prefeitura. Grandes doadores (acima de mil exemplares) terão de se adequar ao Edital de Chamamento Público publicado ontem.

A Fundação Cultural informou que as doações já estão correndo. Antes de chegar aos tubos, os livros entregues passam por triagem e higienização e são etiquetados e recebem o carimbo do projeto.

Estrada lotada

Os curitibanos que deixaram para voltar do interior ontem depois das 21 horas, pensando que o trânsito estaria mais tranquilo, se enganaram. O movimento foi tão intenso que, na praça de pedágio de São Luiz do Purunã, 12 catracas no sentido Curitiba estavam funcionando neste horário. A medida acelerou a passagem dos carros pelo posto. O problema é que, após o pedágio, as 12 pistas se transformavam em duas. Resultado: trânsito congestionado em toda a descida da serra.

Verdade, mentira

Quando o assunto é mentira, os políticos são os principais alvos da insatisfação popular. Ao menos foi o que indicaram as respostas enviadas por leitores para as perguntas "Que verdade você gostaria que fosse mentira e que mentira queria que fosse verdade?", colocadas na coluna de ontem, em alusão ao 1º de abril.

"Congresso aprova proibição para que os parlamentares aumentem os próprios salários de forma abusiva" e "Políticos brasileiros têm taxa de promessas cumpridas em 100%" foram algumas das respostas enviadas para mentiras que deveriam ser verdades. Entre as verdades que poderiam ser mentiras está a classificação do Brasil como um dos países mais corruptos do mundo.

Alguns leitores levaram a provocação para o lado do humor: "Que verdade eu gostaria que fosse mentira? Que minha mulher é feia", escreveu. Já na categoria mentira-verdade, teve gente que sugeriu: "Carros agora são movidos à água (de preferência da chuva, que é de graça)" e "Finalmente o MEC consegue fazer um Enem sem problemas".

Programe-se

Já está com saudades do carnaval? Pois neste fim de semana Paranaguá oferece uma oportunidade para mudar isso. De sexta a domingo, a cidade terá seu carnaval fora de época: na sexta tem show do Grupo Tchakabum; no sábado, os desfiles das escolas de samba (seis, no total) e no domingo, a apuração, desfile das campeãs e show de Douglas e Murilo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]