• Carregando...
 | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

Trinta e nove cidades do Paraná devem ganhar ainda neste ano equipamentos de academias ao ar livre. Outros cem municípios, que ainda não foram definidos e serão escolhidos por uma comissão, também devem ser beneficiados. A aquisição dos aparelhos faz parte do programa federal Vida Saudável, em parceria com a Secretaria Estadual do Esporte e Turismo. Um pregão eletrônico para definir a empresa que fornecerá os equipamentos foi realizado na segunda-feira e, se não houver recurso ou contestação dos demais participantes, o processo de licitação deve ser homologado no início da próxima semana. De acordo com o diretor-geral da Secretaria do Esporte, Alberto Martins de Faria, a entrega dos primeiros aparelhos deve ocorrer cerca de 15 dias após a conclusão da licitação.

Selecionadas

Entre as cidades escolhidas para receber as academias ao ar livre estão Curitiba e municípios da região metropolitana (Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais), Foz do Iguaçu e Cascavel.

Entreviste uma mulher

No ano passado, a Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, pesquisou 352 matérias de primeira página do jornal The New York Times publicadas de janeiro a fevereiro, e viu que, dentre os entrevistados, 65% eram homens e apenas 19%, mulheres (aproximadamente 17% eram fontes institucionais). No Brasil, a Superinteressante abordou o tema em 2010 e revelou que apenas 23% das fontes da revista eram mulheres. Para tentar amenizar essa ausência da fala feminina, o blog Think Olga lançou o projeto "Entreviste uma mulher", que se propõe a encontrar fontes femininas e conectá-las aos jornalistas.

Como participar

O blog publicou na internet um documento com os contatos de mulheres que têm trabalhos relevantes em suas áreas e podem ser fontes em matérias, auxiliar em pesquisas e participar de debates e palestras. A lista está em: http://bitly.com/entrevistemulheres. Mulheres interessadas em entrar para o documento podem enviar uma descrição de no máximo quatro linhas com a área de atuação, exemplos de trabalhos, a cidade onde vivem e o telefone de contato para juliana@thinkolga.com. O e-mail deve ter o título "Entreviste uma mulher".

E agora?

Yuri Al’Hanati/Gazeta do Povo

Quem mora no Cristo Rei, em Curitiba, sabe que a sujeira dos animaizinhos é um dos principais problemas ao se transitar pelas calçadas do bairro. Todo cuidado é pouco para não acabar voltando com uma lembrança da rua na sola do calçado. Os moradores e administradores dos condomínios que têm canteiros abertos nas proximidades da Avenida São José também sofrem para manter o gramado ou o jardim limpo. Pensando nisso, o Residencial São José, condomínio próximo ao Hospital Cajuru, colocou uma placa para conscientizar as pessoas sobre a higiene do lugar. O problema é que ela dá duas ordens contraditórias (foto). "Sujou? Recolha" e "Não Pise na Grama" podem ser funções impraticáveis se o cãozinho se aliviou no meio do gramado. Como disse uma vez o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, "cobra-se muito a revolução desde que não se mexa em nada".

Interação

As empresas de ônibus de Curitiba e região metropolitana inauguraram uma página no Facebook e um novo site. No Facebook, basta procurar por "Empresas de Ônibus de Curitiba e região metropolitana". Já o endereço do site é www.empresasdeonibus.com.br. Os dois canais serão usados para divulgar informações sobre o transporte coletivo e interagir com a população.

Colaborou: Yuri Al’Hanati

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]