• Carregando...
 |
| Foto:

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão há dois anos e meio sem aulas práticas no laboratório de Telejornalismo – o espaço está sendo reformado. Para agilizar a conclusão, o Centro Acadêmico coordenou uma série de protestos na semana passada, incluindo panfletagem e mensagens na rádio interna do curso. Uma greve estudantil estava prevista para ontem, mas um acordo com a Reitoria cancelou a manifestação, com o compromisso de que o mobiliário será comprado em breve.

Só na teoria

O reitor da UEPG, Luciano Vargas, disse que os alunos têm razão em protestar, mas justificou que vários fatores causaram a demora, como a escassez de empresas especializadas em mobiliário de estúdios de tevê para participar das licitações. A presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo, Rafaella Feola, afirmou que uma comissão de estudantes vai acompanhar o cronograma da reforma. Até a conclusão, os acadêmicos continuam tendo apenas aulas teóricas de Telejornalismo.

Academias ao ar livre

O governo do estado, por meio do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, abriu nesta segunda-feira edital, em formato de pregão eletrônico, para a aquisição de equipamentos de ginástica. Os aparelhos serão utilizados em 139 academias ao ar livre.

Bikes em foco

Desde ontem, Dia Nacional do Ciclista, as provas ­­teóricas de direção têm, obrigatoriamente, pelo menos uma pergunta sobre a relação entre motoristas e ciclistas. A mudança feita pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) atende a um pedido de cicloativistas do estado.

Síndico enquadra pichadores

O síndico de um prédio no Centro de Curitiba conseguiu deter quatro jovens que invadiram o edifício na madrugada de ontem para pichar a fachada do local. O fato ocorreu pouco depois da meia-noite, em um prédio que fica na Rua Lourenço Pinto, na esquina com a André de Barros. Segundo a Guarda Municipal, os rapazes pularam o muro do imóvel e subiram, de elevador, até o terraço do edifício, de onde picharam parte da fachada. "O síndico notou toda a ação por meio do circuito interno de câmeras. Aí ele fez uso de uma algema do pai dele, que é policial, e trancou a porta do terraço. Por isso os meliantes não conseguiram sair", contou o inspetor Vilson Stempinhaki, do núcleo da Guarda Municipal na regional matriz.

Punição

Os rapazes foram levados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e liberados após assinarem termo circunstanciado. Além de multa individual no valor de R$ 1.693,84, cada um responderá por pichação. Eles também serão enquadrados por formação de quadrilha e invasão de domicílio. Segundo o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, além de multa, os infratores podem cumprir pena de um a três anos e ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.

Centenário

Santo Antônio da Platina, município de pouco mais de 42 mil habitantes no Norte Pioneiro do Paraná, completa hoje 100 anos. Segundo o prefeito da cidade, Pedro Claro de Oliveira Neto, a programação começa às 16 horas no Parque de Exposições Doutor Alício Dias dos Reis, com apresentações artísticas e praça de alimentação. Um grande show, com a dupla João Bosco e Vinícius, está programado para as 20 horas. São esperadas cerca de 5 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Vagão cultural

João Dehon

O Vagão Cultural, projeto do Instituto de Educação e Cultura da América Latina Logística (ALL), vai estar em Curitiba entre hoje e sexta-feira O vagão ficará estacionado na sede da empresa, no bairro Cajuru, beneficiando crianças e adolescentes da região, que terão a chance de participar de oficinas de brinquedos artesanais. Itinerante, o Vagão Cultural já esteve em 93 municípios dos estados em que a ALL opera (RS, SC, PR, SP, MT e MS).

Colaboraram: Maria Gizele da Silva e Angieli Maros.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]