• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Após um período de mais de 30 dias de orientação a motoristas, a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) começa hoje a fiscalização na faixa exclusiva de ônibus da Rua XV de Novembro, na qual é proibido o tráfego de outros veículos. A fiscalização será feita inicialmente por agentes de trânsito. Nos próximos dias, serão instalados radares na via. No trecho exclusivo, é permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de imóveis do lado direito da Rua XV. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar nessa faixa – devem parar nas guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque.

Conversões

Para as conversões à direita, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento, com uma linha pontilhada separando as faixas em vez dos tachões. Motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita. A faixa exclusiva está no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Os infratores que transitarem pela via serão autuados por desrespeito ao artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é leve (três pontos na carteira) e a multa é de R$ 53,20.

Adeus, seu Darcy

O bairro Água Verde, em Curitiba, não é mais o mesmo desde quinta-feira (3/7) – quando se despediu do aposentado Darcy Rosa, de 85 anos. Ele morreu de causas naturais. O "negro Rosa", como muitos o chamavam, era das figuras mais tradicionais do velho Água Verde. Morador desde criança da Petit Carneiro, rua dos fundos da Baixada Atleticana, andava sempre de terno e gravata, óculos Ray-ban, boné de aba, jornal numa das mãos e cigarro na outra. Não mudava o figurino nem para ir à padaria. Nos dois últimos meses, a dificuldade em caminhar acentuou e a rotina foi interrompida, para surpresa dos vizinhos, que o tinham como um relógio.

Quem era

Na mocidade, Darcy atuou como goleiro do extinto Britânia, no qual ganhou fama de pavio curto. Fora do campo permanecia o lorde de sempre. Além do futebol, atuou como crooner da Orquestra Guarani, dando voz aos sucessos de standards da música popular brasileira. Muito alto, elegante e educado, causava impressão – principalmente se ao lado de Maria de Lourdes, sua mulher, morta em 2007. Faziam bela figura. O casal também era personalidade do samba, integrando as comissões de honra da "Dom Pedro II", sua escola do coração. Seu Darcy Rosa vai deixar saudade.

Sessões infantis

Até quarta-feira, o Cine Guarani, em Curitiba, exibe diariamente e gratuitamente a atração "Animações infantis", que reúne oito filmes para a criançada se divertir. As sessões ocorrem sempre às 16 h, com entrada franca. Todos os filmes são curtas brasileiros produzidos em 2012. O Cine Guarani fica no Portão Cultural, na Av. República Argentina, 3.430.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]