• Carregando...
 | Reprodução Facebook
| Foto: Reprodução Facebook

Superar a lamentação e partir para a inspiração. É isso o que propõe uma página criada há uma semana no Facebook, por uma família indignada com a derrubada de árvores para a construção de empreendimentos imobiliários. A página "Araucárias de Curitiba" convida as pessoas a compartilharem experiências de pinheiros integrados a bairros e projetos arquitetônicos. O grupo também abre espaço para a divulgação de histórias de envenenamentos e cortes desnecessários. A ideia surgiu depois da retirada de cinco araucárias durante limpeza de um terreno no bairro Vila Izabel –para a construção de um edifício que ironicamente se chamará "Araucárias". A reclamação foi publicada pela coluna, que ouviu também a construtora e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Segundo o órgão, o corte foi autorizado mediante plano de compensação ambiental.

Legislação

Ninguém pode cortar uma árvore sem autorização da SMMA. Segundo o Código Florestal de Curitiba, cada árvore abatida em propriedade particular deve ser substituída pelo plantio, no mesmo imóvel, de duas outras espécies. No caso do corte da Araucaria angustifolia, é obrigatório fazer o plantio de quatro mudas no mesmo imóvel ou doá-las ao município. Ainda assim, quem cresceu tendo por companhia uma árvore de décadas não aceita a troca por mudas. E sempre fica aquela pulga atrás da orelha: será que houve esforço real da construtora para desenvolver um projeto que englobasse a árvore?

Repercussão

Ainda sobre o assunto "árvores urbanas", a leitora Rosilene Cardoso Baggio diz ser contrária aos cortes promovidos pelas construtoras com o aval da prefeitura. "Há algo muito estranho acontecendo atualmente nas permissões para cortes de árvores concedidas pela SMMA em Curitiba. Permitir o corte de cinco araucárias, saudáveis, antigas, árvores com risco de extinção, e substituí-las por, digamos, pitangueiras?", questiona.

Pão e café

Será realizado hoje em Curitiba, na sede da Fiep (Rua Cândido de Abreu, 200 – 6º andar), um seminário sobre Gestão em Cafeteria. Será das 14h30 às 19 horas. O objetivo é apresentar formas criativas de ofertar café aos clientes das padarias e mostrar como é possível usar esse produto para aumentar a lucratividade. O seminário, gratuito, é promovido pelo Sindicato da Indústria da Panificação do Paraná, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria. Os interessados podem se inscrever até meio-dia, pelo telefone (41) 3254-8775.

#fica a dica

Quer descer a Serra do Mar Paranaense de trem, em direção a Morretes? A Serra Verde Express, operadora do trem turístico, oferece todas as quartas, aos curitibanos e moradores da região metropolitana, desconto de 40% no passeio. O trem parte às 8h15, num trajeto de cerca de três horas. O retorno para Curitiba ocorre de van, às 15 h. Para adquirir o benefício basta apresentar o comprovante de residência, nominal, na bilheteria da Serra Verde Express, na Estação Ferroviária. O desconto é válido para uma pessoa, em viagens em classe turística e executiva. Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br ou (41) 3888-3488.

Da nossa terra

A Feira Sabores do Paraná (edição Curitiba) abre suas portas hoje, a partir das 16 h, no Expo Renaut Barigui, no Parque Barigui. A expectativa é que 21 mil pessoas passem por lá até domingo. O atrativo principal será a venda de produtos da culinária regional, como compotas, geleias, queijos e embutidos, além de artesanato e flores . Promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, em conjunto com o Instituto Emater, a feira terá a participação de 160 expositores ligados diretamente à agricultura familiar do estado.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]