• Carregando...
 | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Leitora entrou em contato com a coluna para reclamar do que considera a privatização de um espaço público. Ela diz que nesta terça-feira a cunhada e a sobrinha foram impedidas pela Guarda Municipal de permanecer durante a noite no Bosque do Papa (foto), ponto turístico localizado no Centro Cívico e inaugurado logo após a visita do papa João Paulo II a Curitiba, em 1980. "Minha cunhada estava com minha sobrinha no parquinho do Bosque do Papa, quando, por volta das 19 horas, e com o sol a pique, em pleno horário de verão, foi informada pelos guardas municipais de que o Bosque seria fechado à visitação naquele horário. O motivo: segurança", diz. Na opinião da leitora, o mais adequado para garantir a segurança do (e no) local seria aumentar a presença de guardas municipais após o entardecer. Além disso, ela lembra que uma das vantagens do horário de verão é justamente a possibilidade de aproveitar o fim da tarde para passear com a família nos parques e nas áreas verdes.

Resposta da prefeitura

Procurada pela coluna, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente negou que o acesso ao Bosque do Papa seja impedido após as 19 horas. O órgão informou que não há portões na entrada lateral do Bosque, na Rua Mateus Leme, e que os guardas bloqueiam apenas o acesso às trilhas e às casas típicas polonesas instaladas no local. O fechamento é feito a pedido da associação polonesa responsável pela manutenção das casas. Você concorda com o fechamento? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

À míngua

Por falta de funcionários, o Instituto de Identificação em Maringá, no Norte do estado, não atende mais as ligações telefônicas. Ao todo, são dez funcionários, mas só há quatro trabalhando. A reportagem da Gazeta Maringá estava há mais de uma semana tentando contato com o instituto e somente na manhã desta terça-feira é que o telefonema foi atendido. Segundo a chefe da unidade na cidade, Camila Zanardo, dois funcionários estão de licença médica sem previsão de volta; dois estão de férias e devem retornar em dezembro; e outros dois estão em Curitiba fazendo curso de papiloscopista policial. Com a baixa, pouco mais de 50 pessoas são atendidas diariamente no instituto. Segundo a responsável, com o quadro completo de funcionários, o número passava de cem por dia.

Largo da Ordem

O Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal de Curitiba chegou ontem à região do Largo da Ordem (foto), onde ficará por 15 dias. A ação atende pedido de comerciantes e frequentadores do local preocupados com a degradação do espaço público. Além do módulo, a Guarda terá viaturas e motos circulando 24 horas pelo entorno do Setor Histórico, fazendo a segurança preventiva da região até o dia 27 de novembro. Atualmente também há um módulo móvel no Parque Barigui, instalado na semana passada.

ADM e terceiro setor

"Oportunidades de atuação do administrador no terceiro setor". Esse é o tema da palestra que será proferida pelo mestre em Administração Pública João Paulo Vergueiro, presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, no dia 21 de novembro, em Curitiba. A participação é gratuita, mas precisa ser confirmada até 19 de novembro pelo e-mail eventos@cra-pr.org.br ou pelo telefone (41) 3311-5554. Será das 7h45 às 9h30, na sede do Conselho Regional de Administração do Paraná (Rua Coronel Dulcídio, 1.565, Água Verde).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]