• Carregando...

Cerca de 20 estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Utah, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, passaram a última semana em Curitiba. Eles vieram atraídos pela fama do planejamento urbano da capital paranaense. Quem os acompanhou foi a estudante brasileira Tammy Reque, que faz graduação nos EUA e pela segunda vez organiza a "maratona" urbanística. O grupo cumpriu todos os programas oficiais – como visitas à Urbs e ao Ippuc, e até uma entrevista com o arquiteto Jaime Lerner –, mas não deixou de experimentar a cidade. A maior parte dos trajetos entre um ponto e outro foi feita de transporte coletivo, de modo a saber, de fato, como é que funciona (ou não). A visita terminou no sábado.

Trânsito hostil

Na quinta-feira, os universitários americanos foram à Vila das Torres, decana das ocupações irregulares de Curitiba, ao lado do Parolin. Embora tenha quase 90% de sua área regularizada, a comunidade ainda é vista como uma das mais de 200 favelas curitibanas, dada a presença ali de sub-habitações e da população carrinheira. O passeio se deu debaixo de chuva, o que mostrou à trupe as avarias das calçadas da cidade. A animosidade do trânsito, idem, não escapou aos visitantes, que atravessaram a Rua Guabirotuba com muita coragem.

Bons exemplos

Na vila, os estudantes visitaram o Clube de Mães, onde conheceram a biblioteca que "nasceu do lixo", as sacolas feitas com banners e se emocionaram ao ver que o "puxadinho" administrado pela líder Irenilda Arruda atinge tanta gente. O grupo soube dos programas ambientais das "Torres" em breve encontro com o líder Marcos Eriberto dos Santos e conheceu o museu e a praça criados pelo comerciante José Francisco Sanches, o Baleia. Quem conduziu os americanos pelos becos da vila foi o líder José Cordeiro, em parceria com o jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo.

Arte nos muros

Estudantes do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, reuniram-se neste fim de semana para colorir os muros que cercam a escola, inspirados em obras do pintor Salvador Dalí e do escritor Franz Kafka. A atividade faz parte de um projeto integrado das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa que tem o objetivo de discutir as relações entre as artes plásticas e a literatura no movimento surrealista. Inicialmente, durante as aulas, foram realizados trabalhos em grupo para a criação dos desenhos, que são releituras de obras de Dalí, com referências ao livro A Metamorfose, de Kafka. De todo o material produzido, foram selecionadas dez ilustrações.

Intercâmbio

Cerca de 70 instituições de ensino de mais de 18 países participarão na próxima terça-feira, 22 de outubro, em Curitiba, da 2ª edição do Salão do Universitário, feira de graduação e pós-graduação no exterior. Os expositores estarão presentes no evento para tirar todas as dúvidas sobre cursos, requisitos para entrar numa universidade estrangeira e acomodação. Além disso, haverá palestras, inclusive com a presença de brasileiros que já estudaram fora. Não será cobrado ingresso, mas é necessário imprimir o convite no site www.salaodouniversitario.com.br. A feira começa às 15h e vai até as 20 horas, no Hotel Four Points Sheraton, na Av. Sete de Setembro, 4.211, no bairro Água Verde.

Encontro de Ford Taurus

Neste domingo, a partir das 11 horas, proprietários e apaixonados pelo carro Ford Taurus promoverão um "encontro de máquinas" na parte da frente do estacionamento do Restaurante Madalosso, em Curitiba. Donos de outros automóveis da Ford também são convidados a levar seus carros. O objetivo é trocar informações sobre os veículos. O Madalosso fica na Av. Manoel Ribas, 5.875. Confirmações podem ser feitas para alaimstefanello@hotmail.com ou pelo telefofone (41) 9183-8001.

24 quadros por segundo

"Nessa coisa de psiquiatria, aparentemente, o que você está sentindo não é o que você está sentindo e o que você não está sentindo é, na verdade, a sua ordem do dia."

A frase foi dita pelo personagem Tony Soprano, do seriado Família Soprano.

Colaborou: José Carlos Fernandes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]