• Carregando...
 | Henry Milleo / Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

O Cemitério Municipal de Curitiba faz aniversário na próxima terça-feira (1.º). Os 161 anos de vida do local vão ser comemorados em uma “festa” com muitos convidados. São seis visitas guiadas, sendo duas noturnas, lideradas pela presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi. Colaboradora da sessão de Obituário da Gazeta do Povo, Grassi é conhecedora de longa data das dinâmicas históricas, artísticas e culturais relacionadas aos cemitérios. Além dela, a programação conta com a presença de escritores e arquitetos convidados.

Programação

A visita de estreia é nesta sexta-feira (27), das 20 h às 23 h. Será realizada à luz da lua cheia, se o clima curitibano permitir. Os participantes também devem levar lanternas. No sábado (28) pela manhã, o passeio é focado em arquitetura. Os túmulos modernistas, paranistas e art decó do local vão ser apresentados por Clarissa, com o auxílio do arquiteto Fabio Batista. Ainda no sábado será realizado um sarau de poesia paranaense, das 14 h às 17 h, e outa visita noturna, das 20 h às 23 h. No domingo (29) também tem visita com foco em arquitetura, pela manhã, e um sarau, pela tarde. Autores como Ivan Justen Santana, Ricardo Pozzo, Luciana Cañete e o Coletivo Marianas declamam a obra de grandes poetas enterrados no local, como Helena Kolody, Emiliano Pernetta e Emílio de Menezes.

Increva-se

As inscrições devem ser feitas pelo email visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br. Os interessados devem indicar qual a data da atividade em que desejam participar, nome completo, idade e número do RG. Os grupos serão formados por no máximo 40 pessoas.

Câncer bucal

Nesta sexta-feira (27), o Hospital Erasto Gaertner promove a 27.ª Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Durante todo o dia, a equipe Bucomaxilofacial da instituição vai estar na Boca Maldita, na Praça Osório, para orientar a população sobre a importância de prevenir a doença, que afeta tanto os lábios quanto o interior da cavidade oral. Qualquer alteração nas gengivas, bochechas, céu da boca, língua e amídalas é sinal de alerta. Se o machucado não sarar em até 15 dias, é importante procurar um profissional. O autoexame é fundamental. Segundo o coordenador da campanha, Laurindo Moacir Sassi, um quinto da população paranaense nem sequer sabe da existência da doença.

Divulgação

(Des)igualdade de gênero

A igualdade de gênero é o tema do 10.º vídeo divulgado pela campanha Defenda-se. Ao longo de todo o ano, o Centro Marista de Defesa da Infância divulgou materiais educativos que buscam dialogar com as próprias crianças para evitar a violência sexual infantil. A ideia não é tornar a criança o agente principal de formulação e execução de políticas públicas de proteção. Mas empoderá-la para que possa se defender e denunciar, caso necessário. “O desafio é contestar os papeis de gênero construídos desde a infância, em que meninos e meninas são levados a assumir posturas pré-determinadas de cada sexo, ainda que isso vá contra sua vontade e seu desenvolvimento natural. As crianças que, por ventura, não se enquadram nos estereótipos acabam sofrendo com a violência, inclusive sexual”, explica o coordenador da campanha, Vinícius Gallon. O material completo da campanha pode ser visto no site www.defenda-se.com.

Curso de games

Instituto TIM acaba de lançar o curso de Programação de Games, para estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação ou design, que tenham conhecimentos prévios em linguagem Javascript e interesse em desenvolver jogos. No jogo, é possível conhecer os principais elementos que compõem um jogo eletrônica e suas técnicas de manipulação. Baseado no conceito MOOC, o curso pode ser acessado pelo site http://timtec.com.br/pt.

Colaborou: Naiady Piva
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]