• Carregando...
 | Sandro Nascimento/Alep
| Foto: Sandro Nascimento/Alep

"Essa vai ser uma noite sem pompas, sem carros oficiais", disse o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), ao abrir, na semana passada, a cerimônia de entrega de menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná ao educador Fernando Francisco de Góis, 56 anos, paranaense de Paranavaí (foto). Fernando é o fundador da Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros, em Mandirituba, lugar que se tornou referência internacional no atendimento à infância e adolescência em estado de vulnerabilidade social. Veneri tinha razão. Houve cantoria do grupo Projesamba – que tem como membros alguns egressos da chácara, como o músico Diorlei Santos –, dança no plenário e troca de presentes.

Mãe das Torres

Conhecido como "monge pé-de-chinelo", numa alusão aos tempos em que foi carmelita e às inseparáveis Havaianas, o homenageado ganhou dois pares novos – um das educadoras da Fundação de Ação Social, outro da direção da 4 Pinheiros. Quem o conhece sabe o destino que terão: os calçados serão dados ao primeiro necessitado que aparecer. Paralelamente, o evento ganhou tom de protesto. Fernando e outros convidados trajavam camisetas com os nomes de nove crianças e adolescentes mortos na Vila das Torres. Vera Lúcia, a mãe de um deles, tomou a palavra e agradeceu o que o ativista da infância fez por seus filhos. O movimento que pode vir a se chamar "Mãe das Torres" está em formação e tende a agregar cada vez mais representantes da sociedade organizada.

Vida nas ruas

Como de praxe, Góis não deixou que os holofotes fossem colocados em sua direção. A noite foi para lembrar as vítimas da violência no antigo Capanema. E para confirmar que o homenageado parte para outra empreitada – a partir de janeiro ele vai viver na Praça da Sé, em São Paulo, junto dos moradores em situação de rua, pelos quais se propõe a militar.

Biblioteca móvel

Crianças da Vila Torres se despediram na semana passada da Refriteca, refrigerador adaptado e transformado em biblioteca itinerante que estava na região desde outubro. Os livros da Refriteca, cerca de 200 exemplares, foram doados por funcionários da Electrolux. A empresa é a idealizadora do projeto, realizado em parceria com o Instituto Pró-Cidadania. Em fevereiro a biblioteca móvel estará na Associação Beneficente Renascer, no bairro Prado Velho. A Renascer atende 148 crianças em situação de risco, na faixa etária de 5 a 17 anos.

Só por hoje

Histórias reais de pessoas que lutam contra a Aids inspiraram uma peça de teatro que será apresentada hoje, às 19 h, no auditório "A" do Cineteatro Ópera, no Centro de Ponta Grossa. Os atores da peça "Só por hoje", realizada pela Casa de Artes Helena Kolody, trocaram experiências com portadores da síndrome durante dois meses. "O elenco é bastante jovem e o nosso público principal, nesse momento, também é o jovem, já que foi detectado um aumento no número de casos nessa faixa da população nos últimos anos", diz o coordenador do Departamento das DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Jean Zuber. A entrada é franca. "Agradecemos quem puder colaborar, opcionalmente, levando um quilo de alimento não perecível", observa.

Bigodinhos carentes

Os bichos abandonados não foram esquecidos neste fim de ano. Uma árvore especial de Natal foi montada no pet shop Rei dos Animais, em Curitiba, para ajudar os gatos abrigados pela organização não governamental (ONG) Beco da Esperança. Você escolhe um gatinho da árvore (foto) e compra algo para ele: ração, petisco, areia sanitária, antipulgas ou outro produto. A ONG abriga aproximadamente 400 gatos e 50 cães. A loja Rei dos Animais fica na Rua XV de novembro, 3.188.

Colaboraram: José Carlos Fernandes e Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]